quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novelas e lavagem cerebral

Como sabemos, a sociedade está passando por um periodo de grandes quebras nos "dogmas" sociais, cuja quebra é imposta principalmente por influencias vindas do setor televisivo. Eu não sou um fã de televisão, não assisto nunca, se possível, mas a alguns dias fui obrigado a acompanhar a programação da rede globo e fiquei impressionado com o conteúdo das novelas e afins. Traição virou algo banalizado, aparentando aos telespectadores que aquilo tudo é algo apenas ligeiramente reprovavel, como se fosse apenas um pequeno deslize desculpavel em um relacionamento, e como algo extremamente divertido, que todo mundo faz porque "ninguem é de ferro". Homossexualismo também virou algo banalizado. As novelas, segundo alguns, visam "mostrar a realidade", mas o que realmente acontece é que ela escreva a realidade que virá a ser seguida por uma horda de telespectadores cujo cérebro preguiçoso absorve todas essas informações por osmose! Subitamente todos os gays são espancados e sofrem agressões verbais em qualquer lugar para o quais eles se dirigem, e todos os homossexuais são seres louvaveis e puros que apenas não podem controlar o afeto que sentem pelo mesmo sexo. Subitamente é admiravel uma passeata onde homens inserem dedos e urinam em outros homens em ruas publicas, balançando bandeiras coloridas. Isso é o orgulho gay, e ser contra isso é ser homofobico. A Constituição de 1988 é homofobica, portanto, pois considera isso um atentado violento ao pudor como qualquer outra pessoa que tenha a cabeça no lugar. Enfim, como diz Olavo de Carvalho, o maior filosofo do nosso país, "homossexualismo é sacrossanto", ninguem pode criticar, em hipótese alguma, sendo que o proprio sexo heterossexual seria muito criticavel (e é) se fosse colocado em determinadas circustancias (circunstancias obvias nas quais não se pode criticar o homossexualismo, aparentemente...).
Outra coisa observável seria a feminilização dos personagens do sexo masculino desses programas. Subitamente todos os homens são seres inseguros e vaidosos, que choram e cuja unica função é fazer juras eternas de amor para mulheres com vasta experiencias sexual, as quais podem escolher entre vários homens diferentes. Não dá pra dizer que isso não seja a realidade da sociedade atualmente, porém acredito que as proprias novelas tenham influenciado muitas pessoas nesse sentido, ensinando que o certo para um homem é ser romantico, inseguro e sensivel, e não um homem de verdade. É como dizem, a vida imita a "arte", arte extremamente questionavel nesse caso, mas é o que acontece.
Enfim, não é a toa que a sociedade atual está essa bagunça. Grande parte das pessoas tem a TV como meio principal de informação e entretenimento, mas é um meio cujas informações são no minimo manipuladas. Há algo muito mais profundo por trás disso tudo, e tratarei disso no proximo texto.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O numero de euler


Numero de Euler. Numero esquisito e misterioso, representado pela letra "e" e de valor aproximado de 2,71, é considerado um dos 5 numeros mais importantes da matemática, junto com 0, 1, π (a razão de uma circunferencia por seu diametro, pronuncia-se "pi") e ∞ (infinito).

Para a galera em geral, esse é o mais desconhecido desses, mas ele tem algumas propriedades extremamente curiosas.

1- Ele é a solução para o limite x-> (1+1/x)^x (^ representa potencia). Ou seja, 1+1 dividido por infinito, elevado a infinito, dá o numero de Euler.

Daí você pergunta, como resolveram isso?
Se você pega o x e substitui por um numero qualquer (no caso, 2), o valor será:

(1+1/2)^2 = 2,25
Nada a ver, né? Mas não dá pra se dizer que 2 está exatamente "proximo" do infinito.

Vamos ver com o 5

(1+1/5)^5= 2,48832

Está maior. Vamos tentar com 20.

(1+1/20)^20 = 2,653 297 705 144 420 133 945 430...

Esse numero (que embora pareça, não tem infinitos digitos) está bem mais proximo de "e", né? Isso porque 20 está bem mais proximo do infinito do que 2, por exemplo.

(1+1/100)^100 = 2,704 813 829 421 526 093 267 194...

Como podem ver, esse valor é muito proximo de "e", que vale cerca de 2,71, aproximadamente. Podemos perceber que quanto maior o numero colocado no lugar o x, mais devagar o valor da função cresce, ou seja, apesar de pudermos nos aproximar de "e" o quanto quisermos, jamais chegaremos nele (porque ele é o valor da função quando x = infinito)

(1+1/1.000.000)^1.000.000 = 2,718 280 469 319 376 883 819 799

Com x trocado por um milhão, o valor da função se aproxima ainda mais do numero de euler. Parei por aqui porque a calculadora do windows não estava aguentando calcular potencias por numeros muito maiores que esses, mas enfim, deu pra perceber a logica: quanto maior o valor de x, mais proximo de e ele chega, e se x fosse igual a infinito, o valor seria e:

(1+1/∞)^∞ = e = 2,718 281 828 459 045 235 360 287...

e é também um numero irracional e transcendente, ou seja, os digitos deles não seguem uma logica e não podem ser expressos por uma razão entre dois numeros inteiros. Trancendente porque "e" jamais vai ser o resultado de uma equação polinomial ou coisa do tipo, mas isso não importa, na verdade.

Ele também é o resultado da seguinte soma infinita abaixo:

1/0! + 1/1! + 1/2! + 1/3! + 1/4! ... assim, seguindo indenidamente.

Lembrando que "!" é o simbolo de "fatorial". Para lhe refrescar a memória:

0! = 1
1! = 1
2! = 2x1 = 2
3! = 3x2x1 = 6
4! = 4x3x2x1 = 24
5! = 5x4x3x2x1 = 120

E por aí vai. Lembrando que cada fração vai ficando exponencialmente menor, pois o divisor vai ficando cada vez maior:

Demonstrando:

1+1+0,5+0,16666...+0,04166666... + 0,00833333... e por aí vai. Essa soma indo do 1/0! até o 1/5! deu "2,716666666666666666666666666665", ou seja, tá ficando cada vez mais proxima de e, mas nunca vai chegar a ele, pois os valores das frações a serem somadas vão ficando menores a cada fator. Eventualmente, com infinitos termos, o valor seria "e".

Esse coiso abaixo também tende ao numero de Euler, mas não consegui entender direito que porra é essa:








A função e^x também tem a interessante peculiaridade: sua derivada é ela própria. Ou seja, quando um economista, por exemplo, precisa tirar a derivada de alguma função financeira, ele pode colocar esta na força "e^x" para lhe poupar trabalho, usando logaritimos.

E bom, é isso aí.



domingo, 24 de abril de 2011

Vida extraterrestre

Bom, tem gente que não acredita em vida extraterrestre. Mas a maioria dessas pessoas não sabe da magnitude do universo, ou sequer pensou nisso, e diz que não existe vida extraterrestre simplesmente pra evitar o desconforto de perceber que não são criaturas criadas "a imagem e a semelhança de Deus", e sim meros seres etéreos nesse mundo material e totalmente imperfeitos, e muito menos importantes do que imaginam.

Primeiramente, considere que a algum tempo atrás, um cientista conseguiu fazer com que uma cadeia de aminoacidos começasse a se replicar sozinha, ou seja, um cientista criou algo parecido com vida artificial no laboratório a partir de processos quimicos. Então a vida talvez não seja algo realmente tão "magicow" quanto ficam dizendo por aí, é apenas um processo anormal que ocorre a partir de reações quimicas (note que eu não estou dizendo que Deus não existe, eu acredito na existencia de um ser superior, só que quero misturar ciencia com religião, ok?).

Então, dá pra dizeram: "ah, mas mesmo assim não existe vida extraterrestre porque é uma reação dificil de se acontecer e blablabla whiskas sache".

Vamos colocar as coisas em perspectiva.

Existem cerca de 3500~4000 grãos de feijão em um pacote de 2 kg. É um numero bastante grande, mas nada comparado ao numero de grãos de areia em um saco do mesmo tamanho desde com os grãos de feijão: 5.500.000.000, aproximadamente (le-se cinco bilhões e quinhentos milhões). Numero irrisório comparado ao numero aproximado de gotas d'agua no oceano: 274.000.000.000.000.000.000 (2,74 x 10^20) ou 274 quintilhões de gotas (esse calculo é aproximado, considerando uma gota como tendo 50 μl e o mar tendo 1.370 milhões de km³ de agua.

É algo dificil de se imaginar, não? Levaria milhões de anos para alguém contar gota por gota, mas enfim.

Considere o sistema solar. Ele tem cerca de 5 bilhões de km de diametro medindo até Netuno, aproximadamente, excluindo-se o que tem mais pra "frente", que também faz parte do sistema solar. Um ano luz mede 9 trilhões de km, e a Via Lactea (nossa galaxia), tem 100.000 anos luz (!), e cerca de 100~500 bilhões de estrelas. Considere que ao menos 1/10 delas (provavelmente a quantidade é maior) tem planetas ao redor delas. Uma parte dessas tem planetas em condições parecidas com as da Terra. Meio dificil não ter vida né? Mas ainda provavel.

Agora considere que o universo tem aproximadamente 100~500 bilhões de GALAXIAS. Daí isso já joga o numero de estrelas, e consequentemente o numero de planetas, na casa do sextilhões. É maior do que o numero de gotas naquele marzão que você passou as férias de 2002. Convencido?

Bom, isso não prova porra nenhuma, mas é inegável que a chance de ter parece ser bem, beeem maior do que a chance de não ter vida em outros planetas.

Mas isso não quer dizer que eu acredite nesses desses avistamentes de ovnis e o caralho a quatro, mas isso é assunto pra outro texto.

Encerro por aqui q

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RIKU KIRI vs GERRIT BADDENHORST vs MIKHAIL KOKLYAEV

De um lado, Riku Kiri, o unico homem que Kazmaier disse que "não subestimaria jamais", que venceu numa decisão apertada o até hoje recordista do total RAW no PL, Don Reinhoudlt.
No meio, Gerrit Baddenhorst, que derrotou Kazmaier numa disputa duvidosa: admito, terei de fazer uma revanche entre os dois, pois levantamentos subjetivos como clean and jerk e snatch e coisas feitas com suit pesaram contra o grande Kaz.
E no outro lado, Misha, o strongman favorito de muitos, que derrotou o badass Anatoly Pisarenko na primeira rodada.

Quem será o mais forte? Esse é com certeza o grupo mais dificil de todos!

Supino - 2 pontos

Kiri tinha uma facilidade enorme no supino: como disseram, ele supinou mais que Kazmaier, pesando menos que Kazmaier, com braços mais longos que Kazmaier e com execução melhor que a do Big Kaz: 302.5 kg. Fez 6 reps com 273 kg e fez 320 kg numa competição, só que invalidaram porque ele tocou o rack. Só Mendelson venceria ele nisso.
Gerrit Baddenhorst podia fazer 255 kg RAW: apesar de ser uma boa marca, não é muito comparado a Kiri.
Agora Misha tem um supino de apenas 220 kg: ele nem sequer treina esse levantamento: se ele treinasse poderia colocar ao menos uns 40 kg a mais, eu diria.

Kiri: 2
Gerrit: 1
Misha: 0

Agachamento - 3 pontos

Kiri tinha uma força explosiva nas pernas muito grande: dizem que fez pause squat com 380 kg, RAW. Impressionante. Agora hoje li que ele fez 400 kg, RAW, após um treino de pernas. O verdadeiro potencial dele nesse levantamento não sabemos, mas não é apenas isso, com certeza.
Gerrit tem uma marca de 440 kg no agachamento, feita usando uma "single ply suit". Foi com pernas abertas. O recorde com esse tipo de squat suit é de 471 kg, por Andrei Malachinev, o mesmo que tem o recorde RAW de 450 kg, então não ajuda muito. Uma grande façanha por Gerrit.
Misha agacha 370 kg+, olympic style, com pernas muito longas. Impressionante, mas não no nivel dos dois acima.

Gerrit: 2.5 (a diferença entre ele e Kiri é muito pouca)
Kiri: 2
Misha: 0

Terra - 4 pontos

Kiri tem marcas de 370x4 e 352x7 no terra, mas o maximo que fez em competição de pl foi 390 kg. Mas dá pra jogar ao menos uns 415~420 kg como max dele, considerando também que ele ia de igual pra igual com caras como Gerrit no WSM nos eventos de terra, sendo que este fazia com mais de 400 kg, em competição.
Gerrit fez 402.5 kg em competição e 410 kg em um evento de terra com straps com barra na altura normal de competição no WSM. Era excelente nisso.
Misha fez 415 kg em competição, totalmente RAW e sem straps, com pegada "dupla por cima"!!

Misha: 3
Gerrit: 1.5
Kiri: 1.5

Overhead Press - 3 pontos

Kiri odiava levantar coisas pra cima da cabeça. Fazia overhead press na academia com 140 kg pra algumas reps, e sofria com toras de 150 kg: não é seu ponto forte, apesar do supino fenomenal.
Gerrit levantou uma PEDRA de 150 kg acima da cabeça, logo com certeza levantava troncos mais pesados. Competiu em lev.olimpico também, com 175 kg no jerk
Misha é o melhor dos tres nisso. Faz 140x3x3 no desenvolvimento sentado, fácil, e push presses com 220 kg. Até hoje jerka 245 kg em treinamento... E fez log de praticamente 200 kg e Axles de 212.5.

Misha: 3
Gerrit: 1.5
Kiri: 0

Considerações

Gerrit e Kiri eram superiores a Misha no terra parcial: 0.5 ponto pra cada.
Kiri nos eventos de STRONGMAN em si, tipo rodar pneus e farmers, era quase invencivel. Grip fenomenal, e jamais foi derrotado no 1x1: 1.5 ponto
Gerrit tem o maior pl total dos tres. 0.5 ponto, porque ele usou suitzinha e porque os lev.basicos já foram discutidos aqui
Misha tem mais Snatch e Clean and Jerk que os outros: 1.5 ponto

GERRIT: 7.5
KIRI: 7.5
MISHA: 7.5


RIKU KIRI GANHOU NO DESEMPATE - 3 VOTOS, CONTRA 1 PRA MISHA E 0 PARA GERRIT
SERGE REDING vs LEONID TARANENKO vs ANTONIO KRASTEV

De um lado, o "levantador olimpico mais azarado da história", o "O.D Wilson" do levantamento olimpico, Serge Reding, que venceu Jon Pall Sigmarsson, a lenda, na primeira rodada no desempate!
De outro lado, Leonid Taranenko, que derrotou Alexey Voevoda, o melhor armwrestler da história, na primeira rodada.
E por ultimo, Antonio Krastev, o bigodudo que derrotou o fortíssimo Tom Magee na primeira fase.

Veremos quem é o melhor dos tres.

Supino - 2

Serge Reding tinha marcas de powerlifter nos tres levantamentos basicos, embora não os treinase muito. Tem uma marca de 240 kg no supino, nada mau para um levantador olimpico. Ser capaz de desenvolver mais de 220 kg deve ajudar nisso, entretanto.
Leonid Taranenko nem sequer supinava: mas podia desenvolver 230 kg olympic style, então acho que seja seguro dizer que ele supinava mais ou menos nessa faixa, pois acho meio impossível alguém desenvolver mais peso do que com o que faz supino, devido a desvantagens biomecanicas.
Antonio Krastev podia supinar 210 kg: não tão impressionante quanto Reding, mas ainda acima da média para um levantador olimpico.

Serge: 2
Leonid: 1
Antonio: 0

Agachamento - 3

Serge Reding tem a reputação de ter sido o levantador olimpico mais forte da história: segundo dizem, ele podia agachar com 400 kg, bunda no chão. Alguns dizem que ele fazia 400x5 assim. E isso foi dito pelo próprio coach dele, então...
Leonid Taranenko conseguia fazer agachamentos bunda no chão com 380 kg, com pausa de 2 segundos embaixo. Força explosiva impressionante, comparada a de Riku Kiri.
Antonio Krastev podia fazer 380 kg, bunda no chão. Um ótimo agachador, mas ainda um pouco abaixo dos dois...

Serge: 3
Leonid: 1.5
Antonio: 0

Levantamento Terra - 4

Serge Reding podia fazer levantamento terra com 351 kg (771 lbs), coisa que muitos dos mamutes da westside cheio de gears não conseguem fazer, apesar de conseguirem "agachar" com meia tonelada.
Leonid Taranenko sem sequer fazia terras, até onde sei.
Antonio Krastev podia 345 kg, marca quase tão boa quanto a de Reding, e ótima para um levantador Olimpico.

Serge: 4
Antonio: 2
Leonid: 0

Overhead Press - 3

Serge Reding é conhecido pelo seu clean and press de 228 kg: muito mais estrito do que qualquer um posterior a ele, talvez o unico que se compare seja o de Patera, que também levantou mais ou menos nessa faixa. Ele também podia fazer 180 kg x 2, atrás do pescoço. Já li em alguns lugares que ele fez 236 em competição, mas não sei.
Leonid Taranenko disse que fez 230 kg, olympic style, em treinamento. Não sei o quanto foi estrito, entretando, mas de qualquer maneira foi uma façanha assustadora de força.
Antonio Krastev não fazia presses, e se os fazia, não eram tão altos quanto o dos dois acima.

Serge: 2.25
Leonid: 2.25
Antonio: 0

Clean and Jerk - 2 pontos- porque todos eles são levantadores olimpicos

Serge Reding tinha um clean and jerk "ridiculo", 235 kg - praticamente igual ao seu press
Leonid Taranenko é o recordista de todos os tempos: 266 kg, e diz ter feito 270+ em treinos.
Krastev diz ter feito 267.5 em treino, e fez 260 em competição.

Leonid: 2
Antonio: 1
Serge: 0

Snatch - 1 ponto

Serge Reding tinha um snatch de 182 kg.
Taranenko podia fazer snatch com 210 kg.
Krastev tem o recorde mundial de todos os tempos, 216 kg, e fez 222.5 em treinos.

Antonio: 1
Leonid: 0.5
Serge: 0

Considerações

Reding era considerado o "levantador olimpico mais forte de todos", em termos de força pura, por absolutamente todos do meio. 1 ponto.
Taranenko fez 230 kg no press sem nem mesmo treina-lo direito. 2 pontos.

FINAL

REDING: 12.25
LEONID: 9.25
ANTONIO: 4







MARK HENRY vs GLENN ROSS vs KONSTANTIN KONSTANTINOVS

De um lado, Mark Henry, o atualmente pro-wrestler que derrotou o "rei do supino" Scott Mendelson na primeira rodada.
De outro, Glenn Ross, que derrotou o quatro vezes campeão do WSM Magnus Ver Magnusson na primeira rodada.
E por ultimo, KK, que venceu o grande Magnus Samuelsson na rodada passada.

Quem seria o mais forte? Veremos, a seguir.

SUPINO - 2

Mark Henry diz que seu supino é seu ponto fraco. Seu recorde fica ao redor de 266 kg, o que não é fraco pra nenhum padrão, embora qualquer um pudesse esperar mais de um monstro de 185 kg.
Glenn Ross aparentemente consegue supinar cerca de 280 kg RAW. Sua marca de 295 eu já não sei se foi usando algum tipo de aparato, entretanto.
KK tem braços muito longos, mas faz supino com pegada bem fechada, e consegue cerca de 265 kg. Força impressionante nos triceps.

Ross: 2 pts
Henry: 0.5 pt
KK: 0.5 pt

AGACHAMENTO - 3

Mark Henry até pouco tempo atrás tinha o recorde mundial de maior agachamento RAW, powerlifting style, 430 kg! (Andrei Malachiniev, algo assim, agora detem o recorde com 450 kg. Apesar de haverem relatos de levantadores olimpicos fazendo 450 kg olympic style, acho beeeem improvavel, e não há provas, de qualquer maneira).
Glenn Ross tem um agachamento raw de 400+ kg, com profundida ótima, powerlifting style. Sempre vencia em eventos de agachamentos nos torneios de strongman.
Konstantin, apesar das pernas aparententemente finas, pode fazer 370 kg, powerlifting style. Agora, hoje em dia faz apenas agachamentos estilo olimpico, porque estressa menos o joelho e, pra ele, trabalha a parte inferior do corpo muito melhor. E ele os faz 3x por semana. Respeito a ele \m/

Henry: 3 pontos
Ross: 1.5 ponto
KK: 0 ponto

Terra - 4

Mark Henry já teve o recorde mundial RAW no terra, cerca de 425 kg, mas uma certa pessoa que está competindo com ele nesse momento bateu esse recorde.
Glenn Ross chegou a fazer 400 kg raw. Com aquela barriga toda é muito dificil ter um deadlift alto, por causa da "alavanca comprometida", mas mesmo assim ele tem essa marca altíssima, força enorme.
Konstantin Konstantinovs, entretanto, vence aqui. Com apenas 126 kg fez cerca de 426 kg RAW e 430 kg com suit, e 370 kg em cima de uma caixa. Hoje em dia provavelmente pode muito mais. É com certeza um dos melhores deadlifters do mundo!

KK: 4 pontos
Henry: 2 pontos
Ross: 0 ponto

Overhead Press- 3

Mark Henry tem a reputação de fazer mais de 180 kg atrás do pescoço no desenvolvimento sentado, e já fez clean and jerks de 225 kg. Também fez reps com o apollon axle de 166 kg como se não fosse nada, enquanto todos os outros mal conseguiam uma rep.
Glenn Ross tem a reputação de desenvolver 195 kg em pé. Ele era uma espécie de Zydrunas Savickas, JAMAIS fazia push press ou jerk nos eventos overhead de strongman, simplesmente desenvolvia a parada, e fazia 19 reps com uma tora de 115 kg. E fez 2 repetições totalmente estritas no apollon axle de 166 kg, mais estritas do que as de Zydrunas, embora o Big Z tenha feito com muito mais facilidade.
KK peca aqui. Usa overheads apenas como completamentar do supino, então...

Henry: 2.25 pt
Ross: 2.25 pt
KK: 0 pt

Considerações

Em questão de grip, Konstantinov vence. Segurou 370 kg no ar por uns 15 segundos sem fazer careta e depois colocou gentilmente no chão. Henry em segundo lugar, porque fazia cleans reais com o apollon axle que é da largura de uma lata de coca. 2 e 1 ponto, respectivamente.
Henry tem o melhor clean and jerk e snatch dos tres. 1 ponto.
KK faz 55 barras fixas. 1 ponto.

FINAL

HENRY: 9.75
KK: 7.5
ROSS: 5.75

SVEND KARSLEN vs ZYDRUNAS SAVICKAS vs O.D WILSON

Aqui temos o segundo duelo da segunda fase!

De um lado, Svend Karslen, que derrotou o poderosíssimo deadlifter Benedikt Magnusson.
De outro lado, o favorito Zydrunas Savickas, que venceu a lenda Geoff Capes na primeira rodada.
E no fim, temos O.D Wilson, que derrotou a lenda do weightlifring Rezazadeh na primeira rodada.

Veremos quem é o mais forte dos tres...

Supino - 2

Svend Karslen era um excelente supinador. Na sua época de fisiculturista conseguia 260 kg, até que rompeu o peitoral, mas se isso não tivesse acontecido iria conseguri bem mais depois de virar strongman.
Zydrunas Savickas chegou a competir em powerlifting, e apesar de alguns dizerem que seu supino não é exatamente seu ponto forte, ele fez 285 kg. Se isso não é ser forte, eu não sei o que é...
O.D tem um supino de 257, que apesar de ser fortíssimo para um cara com braços tão compridos assim, o coloca abaixo dos outros tres.

Zydrunas: 2 pts
Svend: 1 pt
O.D: 0 pt

Agachamento - 3

Svend Karslen tinha pernas enormes, e muito fortes. Agachava com 400 kg em powerlifting style RAW, e fazia 270x4 no front squat com uma facilidade tremenda. Ia muito bem nos eventos de agachamento nos WSM's
Zydrunas Savickas tem a marca de 425 kg, também em powerlifting style. Faz 270x6 pra aquecimento no agachamento, e hoje em dia seu agachamento provavelmente está bem acima dessa faixa, ou seja, ele provavelmente não está muito distante do recorde mundial RAW... Também ia bem nos eventos de squatlift nos Wsm's.
O.D Wilson agachava com 455 kg x 2 usando uma super-suit antiga que não dá um up de mais de 50 lbs(22.5 kg) de jeito nenhum. Ou seja, de qualquer maneira seu agachamento era top notch mundial". Eu li certa vez que ele tinha 96 cm de coxa, o que não é de se duvidar, realmente.

O.D: 3 pts
Zydrunas: 1,5 pt
Svend: 0 pt (pra ver o nivel da competição, um cara que faz 400 kg no agachamento, RAW, ficar em ultimo nesse evento).

Levantamento Terra - 4

Svend Karslen era ótimo no levantamento terra (assim como em todas as outras coisas). Fazia 370x3 (reps completas, sem ser touch-n-go) e 410x1 (mas com hitching bem feinho e straps nesse ultimo).
Zydrunas mesmo diz que não conhece o seu limite no deadlift. Sua força extrema no core se traduz em uma barriga enorme e em desenvolvimentos, agachamentos e terras monstruosos. 410 kgx 2 e 430x1, sem suits, com straps.
O.D Wilson fez terra com 406 kg. Sua força enorme nas pernas e nas costas possibilitaram isso. Marca fortíssima, realmente, e foi numa meet, ou seja, RAW e sem straps.

Zydrunas: 4 pts
O.D: 2 pts
Svend: 0 pts (com um terra de 410 kg lol)

Overhead Press - 3

Svend Karslen já teve o recorde mundial nisso. 185 kg no log press. Até Zydrunas bate-lo com 188 kg (e depois Bergmanis fazer 195 kg). Também conseguia fazer push press com o Apollon Axle algumas vezes e fazia 140x10 e 180x3 no push press.
Zydrunas provavelmente não pode ser derrotado nessa parte. Tem recorde mundial no log press (210 kg) e no axle press (212,5 kg) e 210kg x 2 no Arnold Classic 2010. Faz 200 kg x 2 sentado no desenvolvimento.
O.D Wilson não era conhecido por seu overhead press. Ele era estranho, conseguia fazer snatch com mais peso do que clean and jerk, e bom, ele jamais fez uma log de 185 kg nem nada assim, então...

Zydrunas: 3 pts
Svend: 1,5 pt
O.D: 0 pt

Considerações

Em questão de grip, Zydrunas é o melhor dos tres. Svend nunca foi muuuuito bom em farmers walk e O.D tinha um grip mediano. Um ponto pro "big Z".
Zydrunas tem o melhor recorde em strongman de todos. Svend também tem um bom recorde. Já O.D não. 2,1 e 0 pontos, respectivamente.

FINAL


ZYDRUNAS:13,5
O.D: 5 pts
SVEND: 3,5


.



ANDY BOLTON vs PAUL ANDERSON vs MARIUSZ PUDZIANOIWSKI

De um lado, Andy Bolton, que derrotou o canadense super-forte Hugo Girard na primeira rodada.
De outro, temos Paul Anderson, que venceu Ken Patera numa decisão apertada.
E no fim, temos Mariusz Pudzianowski, que derrotou a lenda Vasily Alexeev com facilidade.

Veremos qual deles é o mais forte...

Supino - 2

Andy Bolton, antes da lesão no ombro, podia fazer 272 kg, RAW, agora ele mal consegue isso usando suits triplas de alta potencia. Mas mesmo assim, 272 kg é uma façanha e tanto para um cara de braços compridos, especialista em terra, com ele.
Paul Anderson podia supinar 280 kg, RAW. Seus triceps e juntas fortissimos, unidos com sua alavanca perfeita para supinos (membros curtissimos e tronco enorme em forma de barril), fazem com que essa marca seja indubitavelmente real. Ele nasceu pra fazer isso lol
Mariusz, o mais leve dos tres, fez supino com 275 kg. Uma marca realmente ótima, e bem plausível também considerando que ele fez 160 kg aos 16 anos.

Anderson: 2 pontos
Mariusz: 1 ponto
Bolton: 0 pontos

Agachamento -3

Andy Bolton, fez 550.5 kg usando aquelas suits super-poderosas da WPO no agachamento. Comparando essa marca com o recorde mundial com gear e depois tirando a porcentagem em relação ao recorde RAW, podemos equivaler o agachamento dele a 427 kg se fosse RAW, no maximo, isso considerando que ele não ia até embaixo porque agacha com pés bem separados.
Paul Anderson chegou a fazer 363 kg para reps profundas e cerca de 410x2, estilo olimpico! Ele também fazia 545 kg pra meias reps e 815 kg para agachamentos 1/4, tudo isso para 2 reps...
Mariusz aqui leva uma grande desvantagem, apesar de ir bem nos eventos de agachamentos nos campeonatos, o seu max não é realmente muito bom: 380 kg, não sei ao certo se é estilo olimpico ou power...

Anderson: 3 pontos
Bolton: 1.5 ponto
Mariusz: 0 ponto

Terra - 4

Andy Bolton aqui tem uma enorme vantagem. Tem 437.5 kg RAW e 458 kg com suit, o que faz dele o mais provavel canditado para o melhor levantador-terra do mundo!
Anderson tinha membros curtos, o que atrapalha muito no terra, mas mesmo assim ele conseguia 363 kg! E fazia 8x4 com 300 kg, pelo o que li. Dizem que fez 455 kg com algemas nas mãos, mas eu acho que é "bosta de vaca", como dizem os americanos, não irei considerar.
Mariusz fez 395 kg RAW e 400 kg com straps. 410 kg nem com straps foi. Pegou 380 kg no terra com pneus em 2006 no Arnold Classic.

Bolton: 4 pontos
Mariusz: 2 pontos
Anderson: 0 ponto

Overhead Press - 3

Andy Bolton nunca foi muito bom desenvolvendo coisas, eu acho. Ele se eu não me engano NÃO conseguiu levantar o Apollon Axle no Arnold Classic que participou (alias, Mark Henry foi o unico que fez reps com ele), e usa o overhead press apenas como assistencia pro supino ultimamente, então...
Mariusz conseguiu levantar o Apollon Axle 5x (166 kg, barra que não gira, 2 polegadas de grossura, tipo uma lata de coca) e fazia push jerks atrás do pescoço com 205 kg.
Anderson aparentemente podia fazer push press com 205 kg pegando de racks para 3 reps, em competição fez 197 kg. Seus braços curtos e seu jeito de treinar realmentente ajudou nisso.

Anderson: 3 pontos
Mariusz: 1.5 pontos
Bolton: 0 ponto

Considerações

Em questão de pegada: Mariusz é melhor em pegada em movimento, tipo farmers, e Bolton em pegada estática, tipo levantamento terra. Anderson, até onde sei, não tinha uma pegada tão boa assim. 1 ponto pra Mariusz e 1 ponto pra Bolton.

Em questão de explosão muscular, os tres são equivalentes: Mariusz consegue se mover carregando muito, muito peso, Anderson pulava 90 cm do chão sem dobrar as pernas no ar e Bolton poderia ser um competidor olimpico em 100 metros rasos se quisesse. 2 pontos pra cada...

Mariusz é o melhor pra levantar pedras e objetos dificeis, seguido de Anderson e Bolton em ultimo: 2,1 e 0 pontos respectivamente.

Bolton tem 1136 lbs como RAW no powerlifting (agachamento calculado usando porcentagens dos recordes raw e com suit) - 2 pontos
Anderson tinha 1100 lbs no maximo - 1 ponto
Mariusz tinha menos que isso ainda - 0 ponto

Anderson tem alguns outros recordes por fora: 1 ponto
Mariusz venceu o WSM 5x e ia bem no Arnold Classic até: 1 ponto


ANDERSON 13 PTS.
MARIUSZ 10,5 PTS.
BOLTON 10,5 PTS.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paul Anderson vs Ken Patera





De um lado, a lenda: Paul Anderson, o homem que pra alguns teve as pernas/quadris mais fortes de toda a história, o homem que era com certeza o mais forte de todos em sua época, o homem baixo e pesadissimo que conseguia mergulhar uma bola numa cesta de voley com as duas mãos, e fazia 1/4 agachamento começando de baixo com 900 kg. De outro lado, temos a lenda do levantamento olimpico americano, o unico homem além de Reding e Alexeev a fazer clean and press com mais de 500 libras (227 kg), o terceiro colocado no WSM de 1977, sendo que competiu em apenas metade dos eventos e tinha passado 5 anos do seu auge, Ken Patera. Qual seria o mais forte dos dois? Veremos... a seguir.

Supino - 2 pontos

Patera sempre teve uma força enorme nos ombros, logo seu supino também é bem poderoso (considerando que ele não o treinava muito por ser um lev.olimpico): 254 kg. Mas Paul Anderson tem a vantagem aqui: dizem que seu supino era de 285 kg. Considerando seus membros extremamente curtos e seus triceps e ombros muito fortes, dá pra se acreditar nisso. Dois pontos pra ele.

Paul 2x0 Ken

Agachamento - 3 pontos

Nisso aqui é dificil achar alguém que vença Anderson: foi visto fazendo 363 kg profundo, olimpic style, para reps, e alguns dizem que ele chegou a fazer 2x com 410 kg dessa maneira: não duvido, na verdade. Descendo até a metade, ele podia fazer 550 kg x 2. Descendo 1/4, praticamente uma tonelada. Agora Patera fazia 372 kg - estilo olimpico e 300 kg pra front squat. Muito forte, mas não tanto quanto Anderson.

Paul 5x0 Ken

Levantamento Terra - 4 pontos

Paul Anderson pecava em um sentido - a pegada. Ele podia fazer terra com 363 kg. Patera podia fazer 355x2. São bastante equivalentes, embora alguns digam que com "algemas" amarrando o pulso de Anderson na barra, ele conseguia fazer 455 kg. Não boto fé, realmente. Empate aqui.

Paul 9x4 Ken

Overhead Press - 3 pontos

Aqui é o forte de Patera. Esse homem fazia mais de 180 kg x 2 atrás do pescoço no desenvolvimento. E, INCRIVELMENTE, podia fazer olimpic press com 229,5 kg - seu press sempre foi fortissimo, tanto que seu jerk também é 229,5 kg. Alguns dizem que ele fazia push press com 245 kg x 2 reps, que considerando sua força prodigiosa nos ombros não dá pra duvidar. Paul Anderson foi o primeiro homem a fazer press com mais de 400 lbs - fez 185 kg e 197 kg em competição, fez 135 kg x 2 com uma mão acima dos ombros e dizem que podia fazer push press com bem mais de 200 kg. Seja como for, Patera vence aqui por uma pequena margem.

Paul 9x7 Ken

ELIMINO AQUI O TOTAL PL, pois ando vendo que é desnecessário: o julgamentos dos levantamentos sozinhos são suficientes.

Considerações

-Paul Anderson mergulhava uma bola de basquete pesando 145 kg: 1 ponto
-Paul Anderson fez um backlift de mais de 3 toneladas, recorde que não bateram até hoje - 1 ponto
-Paul Anderson ganhou medalhas olimpicas sem nem mesmo ter tecnica, só na força bruta - 2 pontos
-Ken Patera mergulhava uma bola de basquete sem correr pesando 155 kg: 1 ponto
-Patera tem lev.olimpicos melhores que Anderson: 2 pontos
-Patera competiu em arremesso de peso e foi bem: 1 ponto
-Patera ficou em terceiro lugar no WSM de 1977 competindo em apenas metade dos eventos e cinco anos após seu auge - na época ele já era um lutador de telecatch. Daí dá pra ver o quanto ele era mais forte que todos: 2 pontos

Paul 13x13 Ken



DESEMPATE

Peito (2 pontos): Anderson
Costas (4 pontos): Empate
Pernas (4 pontos): Anderson
Ombros (3 pontos): Patera
Biceps (2 pontos): Patera
Triceps (3 pontos): Patera
Antebraço/mãos (2 pontos): Empate
Quadris: (3 pontos): Anderson
Core (2 pontos): Empate


FINAL

Paul 32x31 Patera



http://www.youtube.com/watch?v=kny0jxHszX0&feature=related





Mark Henry vs Scott Mendelson




De um lado temos um dos maiores canditados a melhores supinadores de todos os tempos: Scott Mendelson, o powerlifter que tem o recorde mundial de supino RAW e já teve o do supino com suit. De outro lado, o atual pro-wrestler, que já foi strongman, powerlifter e levantador olimpicos e foi bem nessas tres carreiras, teve recordes mundiais em powerlifter com pouco tempo de treino e segundo alguns tem uma das maiores estruturas ósseas já observadas em humanos: Mark Henry. Veremos quem é o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Mendelson é um especialista em supino, com o recorde mundial de 324 kg - embora na verdade tenha sido uma repetição touch-no-go e não um supino pausado como constam nas regras de powerlifting. O ponto "fraco" de Henry é o supino - segundo ele, ele não consegue ir muito além de 270 kg (realmente, muito fraco...), e nem se esforça muito a isso, porque segundo ele, supino é o exercício basicos com menor "carryover" no mundo real. Ponto pra Mendelson.

Scott 2x0 Mark

Agachamento - Valendo 3 pontos

Mesmo sendo um "bench specialist", Mendelson pode agachar com 450 kg com aqueles suits de várias ply (pra vocês verem...). Mas Henry tem o segundo maior agachamento RAW da história: 433 kg, profundo ainda. marca quase comparável a outras do naipe de Paul Anderson e O.D Wilson. Ponto pra Mark.

Scott 2x3 Mark

Terra - Valendo 4 pontos

Scott nem mesmo faz levantamento terras, praticamente. Aposto que não se daria muito bem se tentasse em competições, entretanto, pois tem braços curtissimos. Agora Henry tem uma marca de 411 kg, totalmente RAW, quando era mais leve do que hoje em dia, ainda nos seus tempos de juventude. Ponto pra ele.

Scott 2x7 Mark

Overhead Press - Valendo 3 pontos

Bom, Mark Henry aparentemente já foi visto fazendo presses atrás do pescoço com 181+ kg. Scott Mendelson aparentemente faz com uns 180 kg na frente. Equivalente, pra mim. Empate.

Scott 5x10 Mark

Powerlifting Total RAW - Valendo 3 pontos

Ponto pra Henry aqui, Scott não tem deadlift e nem Squats RAW. Henry tem um dos maiores totais de todos os tempos.

Scott 5x13 Mark

Considerações

Mark pode fazer snatch e clean and jerk com bem mais peso que Scott, já até representou os estados unidos na olimpiadas - 2 pontos
Mark venceu o Arnold Strongman Classic 2002, um evento que prima muito pela força bruta - 1 ponto
Mendelson tem o recorde mundial de supino RAW - 2 pontos

FINAL

Scott 7x16 Mark


Mariusz Pudzianowski vs Vasily Alexeev


Aqui temos um combate entre duas lendas do
esporte. De um lado, o mais veloz competidor da história do strongman, um homem altamente atlético e veloz que pode se manter pau a pau com os mais fortes em força pura, entretando, o homem que mais venceu o World Strongest Man, o polones Mariusz Pudzianowski. De outro lado, o pelé do levantamento Olimpico, o homem que comia um omelete de 36 ovos no almoço e que foi o atleta mais importante da história do esporte, o "urso russo" Vasily Alexeev. Veremos quem é o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Bom, Pudzianowski tem um supino forte: cerca de 273 kg, e supinava 160 kg com apenas 16 anos. Vasily Alexeev nem sequer fazia supino: nem terra e nem agachamentos pesados, também, o que pode lhe custar valiosos pontos aqui. Mas provavelmente conseguiria algo na faixa dos 240 kg com pouco treino se tentasse. Mas enfim, ponto de Mariusz aqui.

Mariusz 2x0 Alexeev

Agachamento - Valendo 3 pontos

Alexeev jamais agachou com mais de 270 kg: o que foi o mesmo que disseram que ele podia fazer "clean and jerk" nos treinos. Ele jamais achou necessário agachar com mais peso que isso, e considerando a sua carreira vitoriosa, provavelmente ele estava certo. Mas por isso Mariusz o vence: já o vi agachando olimpic style com 310 kg após várias séries menores com várias reps, e dizem que seu max fica em 380 kg. Ponto pro Marião.

Mariusz 5x0 Alexeev

Levantamento Terra - Valendo 4 pontos

O terra de Mariusz foi progredindo conforme o tempo. Em sua primeira vitória do WSM, ele pesava 130 kg e fazia 360 kg no terra. Com o tempo, chegou a pesar 140 kg e pegar 400 kg no terra (sem suit, mas com straps). Apesar de não ser exatamente um recorde mundial, Alexeev nem sequer fazia lev.terra. Ponto pra Mariusz de novo.

Mariusz 9x0 Alexeev

Overhead Press - Valendo 3 pontos

Mariusz é um bom overhead presser: faz push jerk atrás do pescoço até com 250 kg e consegue fazer várias reps com o Axle de 166 kg que muitos strongman não conseguem nem sequer mover do chão. Mas Alexeev foi o melhor presser de sua época e talvez da história: apesar de não ter tanto musculo como caras como Serge Reding e Ken Patera, conseguiu ultrapassar o recorde destes. Chegou a desenvolver 236,5 kg olympic style, um recorde que JAMAIS será batida, eu diria. Apesar de não ser exatamente um desenvolvimento estrito, ele não usa as pernas, no maximo o peito, o que exige uma tecnica e uma força no core extraordinárias, além de força nos triceps e ombros. Ponto para Vasily

Mariusz 9x3 Alexeev

Total PL-Valendo 3 pontos

Claro que é de Mariusz, por motivos obvios.

Mariusz 12x3 Alexeev

Considerações

Alexeev podia fazer snatch e clean and jerk com mais peso que Mariusz - a lenda diz que ele podia jerkar com quase 290 kg pegando de racks: 3 pontos
Alexeev foi sem duvidas o melhor levantador olimpico de todos os tempos, treinava por si só e jamais mostrou seu verdadeiro potencial: 2 pontos
Mariusz tem grip melhor: 1 ponto
Mariusz é mais forte no corpo inteiro, praticamente, fez roscas roubadas pra 140x5, e terra com 315x10: 2 pontos
Mariusz venceu 5 WSM's: 1 ponto


FINAL

Mariusz 16x8 Alexeev



http://www.youtube.com/watch?v=hEJ6HZX6pTY

http://www.youtube.com/watch?v=PIL6yu9NQEo&feature=player_embedded

Magnus Samuelsson vs Konstantin Konstantinov



Mais uma batalha dura. De um lado, os "braços e mãos mais fortes do mundo", o homem que fechou todos os Captain of Crush, que rasga listas telefonicas, e que foi campeão europeu de luta de braço, além de ter sido o vencedor do WSM 1998 e ter chegado a final desde mais vezes que qualquer outro, Magnus Samuelsson, que afirma ser totalmente drug free. De outro lado, KK, o terceiro homem com maior deadlift raw do mundo, o homem que faz 50+ barras fixas, o homem que faz reps com 380 kg no terra sem cinto e em cima de uma pequena plataforma elevada. Provavelmente a lombar mais forte do mundo. Qual deles seria o mais forte? Veremos a seguir.

Supino - Valendo 2 pontos

Aqui temos bons supinadores. KK conseguiu 260 kg em competição, totalmente raw, sendo que tem braços compridos e usou pegada fechada: fantastico poder no triceps. Mas Samuelsson tem uma pequena vantagem aqui, chegou a fazer 270x2 (com a barra quicando no peito) e seu max RAW estilo competição deve chegar perto dos 300 kg - ou pelo menos na faixa de 280 kg... Ponto pro Magnus.

Magnus 2x0 KK

Agachamento - Valendo 3 pontos

Suponho que esse seja o ponto fraco de ambos. Samuelsson sempre teve atuações pifias nos eventos de agachamento dos WSM's, mas segundo li ele pode fazer 280x10 (o que realmente não considero NADA plausivel). Konstantinov pode fazer agachamento com 370 kg, RAW, apenas com faixas no joelho. Mesmo sendo powerlifting style, essa é uma marca até bastante boa, que lhe dá a vantagem aqui.

Magnus 2x3 KK

Lev.Terra - Valendo 4 pontos

Magnus é alto, não tem braços longos e tem uma lombar machucada. Consegue fazer reps com 300 kg, mas nada comparado a Konstantinov, que pegou 215 kg quando pesava apenas 70 e hoje pode fazer 426 sem cinto. Ponto pro KK.

Magnus 2x7 KK

Overhead Press- Valendo 3 pontos

Essa é do Magnus: Konstantinov não costuma fazer muito trabalho direto pra ombros. Magnus faz push presses para reps com 180 kg. Ponto para o carismático strongman.

Magnus 5x7 KK

Total Powerlifting - valendo 3 pontos

Essa é do Konstantin. Ele é simplesmente muito superior em terra e superior em agacho, e tem supino apenas um pouco menor. Ponto pro KK.

Magnus 5x10 KK

Considerações

Magnus fechou COC 4: 2 pontos
Magnus tem braços e mãos mais fortes do mundo: 2 pontos
Magnus foi campeão strongman, era um ótimo puxador de caminhão e isso tudo sem muita força nas pernas: 1 ponto
KK faz 52 barras fixas com quase 130 kg de peso: 1 ponto
KK faz terra subindo lentamente, e seu grip não falha por nem um momento: 2 pontos

Magnus: 10x13 KK



http://www.youtube.com/watch?v=3GaZXCdVdpc
http://www.youtube.com/watch?v=l4GzrW2-ovM

Andy Bolton vs Hugo Girard



De um lado, temos o maior powerlifer da nova geração. A lenda, que, segunda pesquisas, tem mais fibras de contração rápida até mesmo que corredores de velocidade, o garoto que aos 14 anos fez 100 metros em 10 segundos, e o unico homem a fazer terra com 1000 pounds, Andy Bolton, que, segundo a lenda, fez terra com quase 300 kg da primeira vez que tentou.
De outro lado, temos a lenda do strongman canadense, o conterraneo de Dominic Filiou e Tom Magee que já teve recordes em log press, e é considerado por alguns o "Riku Kiri" dos tempos atuais, o fortissimo Hugo Girard.
Veremos qual deles é o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Bons supinadores aqui. Andy Bolton é conhecido por seu "supino lixo", mas antigamente ele supinava sem camisa de força, e chegou a fazer mais de 270 kg RAW. Mas uma fratura nos ombros botou fim ao seu supino, que hoje, mesmo com suits duplas, é de "apenas" 310 kg, aproximadamente. Já Hugo, dono de uma força prodigiosa na parte superior do corpo, já fez 294 kg em competição e conseguiu mandar 336 kg com uma suit simples (o recorde mundial com esse tipo de suit é de algo ao redor de 363 kg), isso sendo que ele não fazia treino especifico pra supino a tempos. Ponto para o canadense.

Bolton 0x2 Girard

Agachamento - Valendo 3 pontos

Hugo Girard, até onde sei conseguia agachar com 382 kg para tres repetições: ele é um bom agachador, tanto que fez 9 reps num evento de agachamento com 318 kg no WSM 2001: apenas Svend Karslen conseguiu fazer 10, e Stumpy Raines fez 9. Mas Andy Bolton deteve o recorde mundial usando suits de multiplas ply, com 550 kg. Vamos pegar um apanhado geral: Girard fez 382x3. Max dele deve ser uns 405 kg, pisada mais fechada. O recorde mundial raw numa meet é de Andrei Malachiniev, com 450 kg. 90% do recorde mundial. O recorde com suits é 567 kg. Bolton fez 550. 97%. Bolton leva essa (apesar de, pra mim, o recordista mundial raw seja um melhor agachador que o recordista mundial com suit). 2 pontos pra Bolton.

Bolton 2x2 Girard

Levantamento Terra- Valendo 4 pontos

458 com suit e 432,5 RAW fácil contra 362 kg. Ponto pra Bolton.

Bolton 6x2 Girard

Overhead press - Valendo 3 pontos

Girard foi recordista mundial em log press: 186 kg. Já Bolton usa o overhead press apenas como assistencia para seu supino: que não não chega nem perto de ser 'bom' para seus padrões. Ponto para Girard.

Bolton 6x5 Girard

Total Powerlifting - Valendo 3 pontos

Girard: 294+405+362 = 1.062 kg (ótimo)
Bolton: 270+427(estimativa maxima de um agachamento raw)+432 = 1.129 kg

Ponto para Bolton.

Bolton 9x5 Girard

Considerações

Girard é um dos strongman mais fortes de todos. Venceu o canada strongest man diversas vezes e já derrotou nomes como Svend Karslen e Mariusz Pudzianowiski. Pode fazer clean and jerk e snatch com mais peso que Bolton. 3 pontos.
Bolton é considerado o "powerlifter mais forte do mundo". Nada prova o contrário. Apenas talvez Brian Siders possa fazer frente a ele nesse sentido. Tem um grip fenomenal também. 2 pontos.

Bolton 11x8 Girard



http://www.youtube.com/watch?v=-FHuglcCk8I&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=kcCeXm7d-Ks


Serge Reding vs Jon Pall Sigmarsson



Aqui temos o duelo de duas lendas em seus esportes. Serge Reding foi provavelmente o homem de maior massa muscular que já fez levantamento de peso olimpico. Segundo relatos, Serge a cada aparição estava maior, e sem aumentar o nivel de gordura, chegando a pesar 140+ com apenas 1.73 de altura. De outro lado, temos Jon Pall Sigmarsson, o primeiro dos "vikings" no WSM, o homem que derrotu Bill Kazmaier e foi o strongman mais bem sucedido na sua época. Ambos morreram jovens (antes dos 35), por problemas cardiacos. Se isso não tivesse acontecido, Reding provavelmente teria vencido Alexeev uma hora ou outra, e Jon Pall provavelmente teria ganhado ainda mais titulos. Veremos quem foi o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Serge Reding, diferentemente dos levantadores olimpicos de hoje, supinava com muito peso. Isso porque antigamente havia uma prova chamada 'clean and press' no levantamento olimpico, onde o participante deveria "desenvolver" o peso sem ajuda das pernas, e isso exigia muita força no triceps e ombros (e no peito, considerando o quanto eles dobravam a coluna: era quase um supino inclinado de pé). Mesmo sem ser powerlifting, Serge supinava com 240 kg. Já Jon Pall, aos 24 anos fez 235 kg no supino, em uma meet de powerlifting. Provavelmente seu supino melhorou com o tempo, entretando, e considerando que ele tinha braços bem mais longos, empate aqui.

Reding 2x2 Sigmarsson

Agachamento - Valendo 3 pontos

Pernas foram o ponto fraco de Jon Pall. O lendário islandês tinha um agachamento de "apenas" 365 kg, provavelmente em estilo powerlifting. Mas também, competir contra Reding nisso é quase impossível. O levantador agachava com pelo menos 400 kg em estilo olimpico (pés fechados, bunda no calcanhar). Alguns afirmam terem visto Reding fazer 400x5 dessa maneira. Isso, pra mim, significa que ele foi um dos melhores agachadores de todos os tempos (considerando a facilidade de como ele se recuperava de cleans pesados, não duvido). Ponto pra ele.

Reding 5x2 Sigmarsson

Levantamento Terra - Valendo 4 pontos

Esse era o ponto forte de Jon Pall. Apesar de sua melhor marca em powerlifting ter sido apenas 360 kg, ele venceu homens como Kazmaier e Doyle Kenady em provas de lev.terra parciais, e de qualquer maneira, os seus 360 kg são melhores que os 350 kg de Serge (nada mau pra quem não é um powerlifter, entretanto.) Ponto pra JP.

Reding 5x6 Sigmarsson

Overhead Press- Valendo 3 pontos

Jon Pall não conseguia desenvolver uma tora de 160 kg. Serge desenvolveu uma barra com 228 kg. Claro que toras são mais dificeis, mas arrisco dizer que nem Zydrunas Savickas desenvolveria 228 kg. Ponto pra Serge.

Reding 8x6 Sigmarsson

Total powerlifting - Valendo 3 pontos

Reding: 991 kg
JP: 971 kg

Jon Pàll deve ter melhorado isso, entretanto. Empate.

Reding 11x9 Sigmarsson

Considerações

Jon Pall foi campeão do WSM quatro vezes e foi o maior strongman de sua época: 2 pontos
Reding era melhor no Snatch e no Clean and Jerk: 2 pontos
Kazmaier disse que Jon Pall tinha os biceps mais fortes que ele já viu. Vindo de um cara que fez rosca com 200 kg, isso é algo: 2 pontos

Reding 13x13 Sigmarsson

DESEMPATE

Peito: EMPATE
Costas: Sigmarsson - 4
Pernas: Reding - 4
Biceps: Sigmarsson - 2
Triceps: Reding - 2,5
Ombros: Reding - 2,5
Panturrilhas: Reding - 1
Antebraço: Sigmarsson - 1
Mãos: Sigmarsson - 1
Quadris - Reding - 3

FINAL

Reding 28x23 Sigmarsson



Benedikt Magnusson vs Svend Karlsen


De um lado, a jovem promessa, o islandes de apenas 26 anos que tem o recorde mundial de terra RAW (442.5 kg) e o Recorde Mundial de terra com pneus de Hummer (500 kg), Benedikt Magnusson, o Benni. De outro lado, temos um antigo campeão do WSM, o ex-fisiculturista que virou strongman e que já teve recordes mundiais no levantamento de toras e era extremamente all-around. O VIKING Svend Karlsen. Qual desses será o mais forte?

Supino Reto - Valendo 2 pontos

Svend Karlsen, quando ainda era um fisiculturista, mandava 260 kg pra cima no supino reto. Depois disso ele rompeu seu peitoral e justamente por isso largou o fisiculturismo. Isso é melhor do que Benni jamais fez, porque o maximo que o islandes conseguiu no supino foi cerca de 220 kg (pareceu fácil, entretanto). Ponto pra Svend.

Svend 2x0 Benni

Agachamento - Valendo 3 pontos

Nisso os dois estão bem parecidos. Benni agachou com 380 kg, com pisada não tão aberta assim e descendo bastante. Svend fez 400 kg, com pés da mesma maneira que Benni. Mas não sei se Svend foi RAW como Benni, entretanto. 2 pontos para Svend apenas então.

Svend 4x0 Benni

Levantamento Terra - Valendo 4 pontos

Svend é muito bom no lev.terra. Chegou a fazer 370x3 e 410x1 no levantamento terra (e suspeito que tenha sido RAW). Mas Benni foi além. Fez 442,5 kg RAW, 450 kg com suit em treinos (em 2008) e 500 kg no terra com pneus de Hummer. Vitória de Benni.

Svend 4x4 Benni

Overhead Press- Valendo 3 pontos

Ambos são bons nisso. Benni fez 180 kg. Svend fez 185 kg (recorde mundial até Zydrunas bate-lo, em 2004, com 188 kg). Benni falhou ao tentar 200 kg.
Em relação a Axle não tenho informações sobre nenhum dos dois, a não ser 140x8 por Svend.
Svend fez push press 180x3 atrás do pescoço também. Ponto pra ele.

Svend 7x4 Benni

Total powerlifting- Valendo 3 pontos

Benni: 220+380+442,5 = 1042,5 RAW
Svend: 260+400+410= 1.050 (não sei se foi RAW, logo, empate aqui...)

Svend 10x7 Benni

Considerações

Benni jamais parece ter dado seu maximo em nenhum levantamento: 2 pontos a mais
Svend foi um strongman bem melhor, ótimo em todos os eventos, totalmente completo: 2 pontos a mais


FINAL

Svend 12x9 Benedikt













http://www.youtube.com/watch?v=17ptVrk4vo8
http://www.youtube.com/watch?v=u3qMKYYEpD4

Riku Kiri vs Don Reinhoudt



Aqui, temos uma grande batalha. De um lado, o primeiro homem a fazer +2400 lbs no total powerlifting na história, totalmente RAW, vencedor do WSM de 1979, o poderoso Don Reinhoudt, o unico homem a ter recordes nos tres levantamentos na sua categoria. Do outro lado, o homem o qual o o próprio Kazmaier disse que "nem no seu auge ele iria ter tempo fácil contra ele", o homem que fez supino RAW com 303 kg totalmente estrito com braços longos e fez 352 kg x 7 no levantamento terra, e só não fez mais porque saiu do powerlifting muito jovem, Riku Kiri. Veremos quem é o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Aqui temos dois ótimos supinadores. Don chegou a supinar 275 kg, totalmente RAW. Por outro lado, Riku supinou 303 kg, também totalmente RAW , o que lhe dá a vitória aqui.

Riku 2x0 Don

Agachamento - Valendo 3 pontos

Riku Kiri tinha quadris poderosíssimos: fez agachamento pausado com pisada fechada com 380 kg (feito igual ao de Taranenko). Don, por outro lado, chegou a fazer 424 kg numa competição de powerlifting e 455 kg em treinamento, só que em estilo powerlifting, com pisada bem mais aberta. Ambos totalmente RAW. Pra mim é vitória de Don, só que não valendo 3 pontos e sim 1.

Riku 2x1 Don

Levantamento Terra - Valendo 4 pontos

Don Reinhoudlt chegou a fazer 402 kg no levantamento terra em competição. Riku fez 352 x 7 e 380 x 4, e 390x1 mas com facilidade, e sempre vencia nos levantamentos terra do WSM, vencia até caras como Gerrit Baddenhorst e Magnus Ver Magnusson. As calculadores que achei para calcular max jogam o terra de Riku Kiri em 415+. Mas é aquela coisa, Don diz que conseguiu 409x3 no terra em treinos, apesar de nunca ter conseguido 409x1 em competições.E nem Riku fez realmente mais de 400 kg porque nunca tentou RM. Então, não dá pra julgar nenhum dos dois muito bem. Mas 409x3 é mais impressionante do que 380x4, então, 3 pontos pra Don.

Riku 2x 4 Don

Overhead Press - Valendo 3 pontos

Não achei dados sobre o overhead press de nenhum dos dois, só li que Riku odiava desenvolvimentos e fazia 140 kg pra reps. Don, por outro lado, chegou a fazer 261x1 no supino inclinado, então provavelmente tinha ombros mais fortes. Mas, empate aqui, porque não se dá pra ter certeza de nada.

Riku 2x4 Don

Total Powerlifting - Valendo 3 pontos

Riku: 390 terra (o maximo que fez) + 390 agachamento (numa meet) + 303 supino = 1.083
Don: 402 terra (o maximo que fez em competição) + 420 agachamento (fez 455 em treinos) + 275 supino = 1.097

Riku: 415 terra (max teorico) + 400 agacho + 320 supino (que invalidaram) = 1.135
Don: 409 terra (x3) + 455 agacho + 275 supino = 1.139

De qualquer maneira Don ganha aqui. Ponto para o simpático powerlifter.

Riku 2x7 Don

Considerações

Riku fez levantamento terra com 300 kg com uma mão: 2 pontos pela força no grip
Riku fez front squat com 340 kg pra max: 2 pontos, porque isso é quase um recorde mundial.
Riku tinha muita força funcional, nunca perdeu numa prova de homem pra homem: 2 pontos
Don tem background em levantamento olimpico, coisa que Riku não tem, logo tem mais força nesses exercícios: 1 ponto


Riku: 8x8 Don

EMPATE

Surpresa novamente...

http://www.youtube.com/watch?v=ixJY1AHAlx8
http://www.youtube.com/watch?v=EFiO4rgq_tY

Na enquete da comunidade, Riku Kiri venceu por 4x1



Bill Kazmaier vs Gerrit Badenhorst


Bom, aqui temos provavelmente o duelo mais difícil até agora. De um lado, temos a lenda, considerado por muitos como o homem mais forte de todos os tempos, Bill Kazmaier, com sua histórico vitorioso em powerlifting e strongman. De outro lado, Gerrit Gerrit Badenhorst, o homem mais forte da história da africa do sul, os dos mais bem sucedidos powerlifters de todos os tempos e que era um freak de força por natureza. Dois homens que eram referidos como os "verdadeiros homens fortes" em suas épocas. Vejamos que é o mais forte desses dois.

Supino - Valendo 1 ponto

O supino pode ser considerado o "ponto fraco" de Gerrit Baddenhorst. Ele fazia "apenas" 250 kg. Agora Kazmaier foi o primeiro homem a supinar 300 kg RAW, e com execução perfeita. Ponto pro Kaz

Kazmaier 1x0 Gerrit

Agachamento - Valendo 2 pontos

Os dois são bons agachadores. Kazmaier alcançou 420 kg no agachamento, men-style, usando apenas uma suit antiga que não ajudava praticamente nada. Mas Gerrit tem uma marca de 450 kg, também usando uma dessas suits furrecas, então essa vai pra ele.

Kazmaier 1x2 Gerrit

[b]Levantamento Terra - Valendo 2 pontos[/b]

Coincidencia ou não, ambos tem a marca de 887 lbs (403 kg), feitas RAW ou com suits furrecas (não sei). Ambos também eram extremamente fortes nos eventos de terra nos WSM's. Gerrit era considerado como as "costas" mais fortes de sua época. Não muito diferente de Kaz. Empate aqui.

Kazmaier 3x4 Gerrit

Total Powerlifting - Valendo 2 pontos

A meta de "Gerrit" era "superar o total feito por Kazmaier", o que ele fez, com grande maestria... Mas vale apenas um ponto, porque a diferença foi muito pouca

Kazmaier: 1.100 kg
Gerrit: 1102.5kg

Kazmaier 3x5 Gerrit

Clean and Jerk - Valendo 2 pontos

Gerrit, aos 19 anos, com 2 anos de treino em lev.olimpico, era capaz de fazer 175 kg. Kazmaier conseguia "170", mas não sei se consideram seu "clean and jerk" como seu levantamento de tora. Anyway, Gerrit também podia levantar tora de 177,5 kg, tanto que é seu recorde. Ponto pra Gerrit

Kazmaier 3x7 Gerrit

Snatch - Valendo 1 ponto

Kazmaier podia 130 kg nisso. Gerrit, com 19 anos, podia 142 kg. Mais um ponto pro monstro africano.

Kazmaier 3x8 Gerrit

Total Olimpico - Valendo 2 pontos

Gerrit venceu nos dois levantamentos, logo, é dele

Kazmaier 3x10 Gerrit

Total Geral - Valendo 3 pontos

Gerrit venceu nos dois totais. Logo...

Kazmaier 3x13 Gerrit

Considerações

Parece inevitável que Gerrit vença essa, o que pode ser um choque pra todos, pois é a primeira vez que o mais leve vence nessas minhas competições e dessa vez o derrotado foi um dos favoritos para o titulo, o grande Kazmaier. Mas vejamos algumas coisas:

Kazmaier fazia rosca direta roubada com 200 kg - 2 pontos pra ele
Kazmaier fazia static hold lateral com quase 50 kg em cada braço - 1 ponto pra ele

Pelo menos isso tornou a derrota menos humilhante.

Kazmaier 6x13 Gerrit



Working hard to be the best, Working Hard to be the Best, Strongman of the world (sim é ele que canta isso, procurem por world strongman anthem no youtube)



Glenn Ross vs Magnus Ver Magnusson



Aqui temos o duelo de dois strongman, mas cujo "estilo" é totalmente diferente. Glenn Ross, no auge dos seus 210 kg, é o tipico monstro de força estática, cuja força bruta é maior do que a da maioria dos competidores ao redor, e que come cerca de 20.000 kcal por dia. Do outro lado, Magnus Ver Magnusson, "pequeno" para um Strongman, com cerca de 130 kg, mas que venceu o WSM 4x e não ficava atrás em força bruta em relação a caras como Gerrit Baddenhorst e Riku Kiri, e que era muito agil. Qual desses seria o mais forte?

Supino - Valendo 1 ponto

Magnus Ver Magnusson, RAW, tem um supino de cerca de 250 kg, e com camisa de força (antiga) fez 275 kg. Nada comparado a Glenn Ross, que fez 295 kg totalmente RAW. Claro que devemos levar em consideração que a enorme barriga de Glenn diminui e muito o caminho que a barra tem que percorrer, mas também temos de levar em consideração que o supino RAW dele é melhor do que o do Magnusson com "shirt". Ponto pro gordo.

Ross 1x0 Magnus Ver

Agachamento - Valendo 2 pontos

Ambos são bons agachadores. Tanto um quanto outro tem marcas de exatamente 400 kg, Glenn Ross RAW, quanto a Magnus não sei se foi RAW ou não. Ambos agacham daquela maneira tipica dos powerlifters, com pernas abertas, então acaba que não são marcas tão grandes assim. Empate aqui.

Ross 3x2 Magnus Ver

Terra - Valendo 2 pontos

Ross vence aqui. Seu terra maximo RAW foi de 400 kg, o de Magnusson, 375 kg. Pesar 80 kg a mais realmente é uma grande vantagem em força bruta, mesmo a barriga enorme atrapalhando a "alavanca" do terra.

Ross 5x2 Magnus Ver

Total powerlifting - Valendo 2 pontos

Ross vence aqui. Ele não perdeu em nenhum dos basicos, e ainda fez tudo RAW.

Ross 7x2 Magnus Ver

Overhead Press - Valendo 2 pontos

Ross desenvolveu um Axle de 195 kg e fez 166 para reps, todas sem o minimo movimento das pernas, na força bruta. Até onde sei Magnusson jamais fez algo do nivel...

Ross: 9x2 Magnus Ver

Supertotal - valendo 3 pontos

Ross ganhou em tudo.
Ross: 12x2 Magnus Ver

Considerações

Magnus Ver Magnusson venceu 4 WSM, Glenn Ross nenhum: 2 pontos pra Magnusson

FINAL

Ross: 12x4 Magnus Ver



Apesar de ser muito All-Around, a força bruta de Ross é algo a ser levado em conta

Mikhail Koklyaev vs Anatoly Pisarenko














Aqui, temos dois participantes que poderiam chegar bem longe se não tivessem caído um contra o outro. De um lado, temos Mikhail Koklyaev, o famoso Misha, personalidade extremamente carismática e muito forte. Pesando 160 kg sem muita gordura pra 191 cm de altura, esse homem é um monstro, ainda mais considerando que ele é um dos atletas de força mais all-around que existe, se deu bem em tudo o que tentou. De outro lado, temos Anatoly Pisarenko, um homem cujo bigode o fazia parecer bem mais velho do que ele realmente era, mas na verdade ele competiu dos 22 aos 27 anos de idade. Ele era altamente tecnico e focado, tanto que o "pelé" do levantamento de peso, Vasily Alexeev, disse que esse cara ia "ou morrer treinando ou quebrar a si mesmo". Algumas marcas que ele fez nos treinos não foram igualadas até hoje. Veremos quem é o melhor.

Supino - 1 ponto

Misha não é um bom supinador ainda, mas suas marcas estão aumentando bem rápido nisso. A wikipédia diz que ele tem um max de 240 kg, o que é plausivel, pois a 1 rep que ele tem com 220 kg foi muito fácil. Agora acho que Pisarenko nem sequer fazia supino. Ponto pra Misha

Misha 1x0 Pisarenko

Agachamento - 2 pontos

Pisarenko sempre foi um levantador incomum. Certa vez foi visto falhando num agachamento com 260 kg, sendo que na proxima semana ele cleanou e jerkou exatamente esse peso. Foi dito que ele chegou a cleanar 280 kg e jerkar 270 kg. Aparentmente recordes jamais batidos. Mas o que importa é que Misha agacha com 340 kg pra 3 reps muito profundas, e por isso é ponto pra ele aqui.

Misha 3x0 Pisarenko

Levantamento Terra - 2 pontos

Pisarenko provavelmente tinha um levantamento terra na faixa dos 360~370 kg, considerando que dizem que o clean de um levantador olimpico é de 75%a 80% o peso do seu levantamento terra. Misha fez 415 kg no terra e 400 kg x 3 RAW. Mais um ponto pra Misha.

Misha 5x0 Pisarenko

Total Powerlifting - Valendo 2 pontos

Bom, como Misha ganhou nos tres levantamentos power, obviamente ele vence essa.

Misha 7x0 Pisarenko

Snatch - Valendo 1 ponto

O maior snatch da vida de Pisarenko foi 210 kg em um treino e 206 kg (se não me engano) em competição. O de Misha foi 210 kg em competição. No geral, 210=210, então empate aqui.

Misha 8x1 Pisarenko

Clean and Jerk - Valendo 2 pontos

Misha já fez um clean and jerk de 250 kg, um numero altissimo. Mas ninguem venceria Pisarenko aqui. O bigodudo fez cerca de 270 em treinos e 265 kg em competições. Ponto pra ele.

Misha 8x3 Pisarenko

Total Olimpico - Valendo 2 pontos

Pisarenko: 465 kg em competição, 480 kg em treino
Misha: 460 kg em competição

Misha 8x5 Pisarenko

Supertotal - Valendo 3 pontos

Misha vence aqui. Pisarenko não fazia supino nem levantamento terra (pode até ser que fazia mas não achei seus stats) e seu agachamento era muito menor. Misha abre a vantagem.

Misha 11x5 Pisarenko

Considerações

Pisarenko tem o maior clean and jerk da história em treinos: 2 pontos
Misha se deu bem em todos os esportes de força que fez: 2 pontos
Misha levantou uma atlas stone de 500 lb antes de começar a treinar com pedras seriamente: 1 ponto

Misha: 14x6 Pisarenko




Derek Poundstone vs Dr.Fred Hatfield

De um lado, o lendário Dr.Squat, o rei dos agachamentos, o homem que até hoje detem o recorde mundial de agachamento na categoria até 90 kg e na categoria masters. O homem que hoje em dia estuda a ciencia por trás do esporte, e que quando saiu da escola ganhou o titulo de melhor atleta. De outro lado, um homem quase tres arrobas mais pesado. O unico homem, além de Louis Cyr, a levantar a pedra de "Louis Cyr" (de 241 kg e achatada) e colocar num pilar, pedra esta que Zydrunas Savickas mexeu apenas alguns centimetros do chão e os outros competidores nem a moveram, pedra que o levou a ser campeão do Fortissimus na época. Derek Poundstone é com certeza um dos caras mais fortes dos tempos atuais. Qual é o mais forte dos dois?

Supino - Valendo 1 ponto

Dr.Squat, como powerlifter, foi um cara completo. Mesmo sendo bem mais leve que a maioria, tinha marcas consideraveis no supino e no lev.terra e assombrosas no agachamento. Sua maior marca no supino é de 238 kg. Mas Derek vence por uma vantagem minima nessa: ele pode supinar cerca de 250 kg para uma repetição maxima (ou pelo menos podia antes de romper os peitorais)

Poundstone 1x0 Dr.Squat

Agachamento - Valendo 2 pontos

Derek jamais foi conhecido por seu agachamento, apesar de ter muita força nas pernas. Sua melhor marca foi de cerca de 360 kg, o que está longe de ser vergonhoso, mas seu adversário 25 kg mais leve fez 460 kg (com uma suit de 1 ply) e fazia mais de 400 kg RAW. Vitória de Dr.Agachamento.

Poundstone 1x2 Dr.Squat

Levantamento Terra - Valendo 2 pontos

Aqui o jogo muda. O recorde maximo de lev.terra pelo Dr.Fred foi de cerca de 348 kg, peso com o qual Derek fazia 10 reps touch-n-go... A repetição maxima de Derek é 409 kg, anyway.

Poundstone 3x2 Dr.Squat

Total powerlifting - Valendo 2 pontos

Dr.Squat: 1.006 kg (contando 420 kg como agachamento RAW, porque com suit não é legal...)
Derek: 1.013 kg

Empate, praticamente.

Poundstone 5x4 Dr.Squat

Clean and Jerk / Overhead press - valendo 2 pontos

Aquele velho ditado que diz que nenhum powerlifter consegue fazer nada bom no lev.olimpico se tentar fazer este não está totalmente correto. 167 kg no clean and jerk é bem decente para Dr.Squat, embora que esteja longe de ser considerado nivel olimpico. Mas Derek fez um Axle Press (desenvolvimento com barra gorda) com 195 kg e fazia reps com uma tora de 180 / Axle de 180. Vitória de Derek

Poundstone 7x4 Dr.Squat

Snatch - valendo 1 ponto

Dr.Squat chegou a fazer esse exercício com 125 kg. Eu nunca soube se Derek já o fez, mas dizem que normalmente o Snatch é naturalmente cerca de 80% do clean and jerk. Se o dele fosse uns 65% apenas já seria equivalente. Ninguem pontua nessa.

Total Olimpico - valendo 2 pontos

Dr.Squat: 292 kg
Derek: 195 kg + algo

A não ser que Derek não conseguisse fazer um mero snatch de 100 kg, ele venceria essa. Dou a vitória a ele, mas apenas 1 ponto.

Poundstone 8x4 Dr.Squat

Super total -valendo 3 pontos

Dr.Squat: 1.299 kg (420 kg como agacho RAW)
Derek: Ao menos 1308 kg

A não ser que Derek faça snatch com oitenta e poucos quilos, essa é dele.

Poundstone 11x4 Dr.Squat

Considerações

Poundstone foi o unico homem a levantar a Louis Cyr stone: 1 ponto a mais
Poundstone levantou uma pedra de atlas de 252 kg: 1 ponto a mais
Dr.Squat pula 1 metro de altura: 1 ponto pra ele

Final:

Poundstone 13x5 Dr.Squat