terça-feira, 1 de fevereiro de 2011



Derek Poundstone vs Dr.Fred Hatfield

De um lado, o lendário Dr.Squat, o rei dos agachamentos, o homem que até hoje detem o recorde mundial de agachamento na categoria até 90 kg e na categoria masters. O homem que hoje em dia estuda a ciencia por trás do esporte, e que quando saiu da escola ganhou o titulo de melhor atleta. De outro lado, um homem quase tres arrobas mais pesado. O unico homem, além de Louis Cyr, a levantar a pedra de "Louis Cyr" (de 241 kg e achatada) e colocar num pilar, pedra esta que Zydrunas Savickas mexeu apenas alguns centimetros do chão e os outros competidores nem a moveram, pedra que o levou a ser campeão do Fortissimus na época. Derek Poundstone é com certeza um dos caras mais fortes dos tempos atuais. Qual é o mais forte dos dois?

Supino - Valendo 1 ponto

Dr.Squat, como powerlifter, foi um cara completo. Mesmo sendo bem mais leve que a maioria, tinha marcas consideraveis no supino e no lev.terra e assombrosas no agachamento. Sua maior marca no supino é de 238 kg. Mas Derek vence por uma vantagem minima nessa: ele pode supinar cerca de 250 kg para uma repetição maxima (ou pelo menos podia antes de romper os peitorais)

Poundstone 1x0 Dr.Squat

Agachamento - Valendo 2 pontos

Derek jamais foi conhecido por seu agachamento, apesar de ter muita força nas pernas. Sua melhor marca foi de cerca de 360 kg, o que está longe de ser vergonhoso, mas seu adversário 25 kg mais leve fez 460 kg (com uma suit de 1 ply) e fazia mais de 400 kg RAW. Vitória de Dr.Agachamento.

Poundstone 1x2 Dr.Squat

Levantamento Terra - Valendo 2 pontos

Aqui o jogo muda. O recorde maximo de lev.terra pelo Dr.Fred foi de cerca de 348 kg, peso com o qual Derek fazia 10 reps touch-n-go... A repetição maxima de Derek é 409 kg, anyway.

Poundstone 3x2 Dr.Squat

Total powerlifting - Valendo 2 pontos

Dr.Squat: 1.006 kg (contando 420 kg como agachamento RAW, porque com suit não é legal...)
Derek: 1.013 kg

Empate, praticamente.

Poundstone 5x4 Dr.Squat

Clean and Jerk / Overhead press - valendo 2 pontos

Aquele velho ditado que diz que nenhum powerlifter consegue fazer nada bom no lev.olimpico se tentar fazer este não está totalmente correto. 167 kg no clean and jerk é bem decente para Dr.Squat, embora que esteja longe de ser considerado nivel olimpico. Mas Derek fez um Axle Press (desenvolvimento com barra gorda) com 195 kg e fazia reps com uma tora de 180 / Axle de 180. Vitória de Derek

Poundstone 7x4 Dr.Squat

Snatch - valendo 1 ponto

Dr.Squat chegou a fazer esse exercício com 125 kg. Eu nunca soube se Derek já o fez, mas dizem que normalmente o Snatch é naturalmente cerca de 80% do clean and jerk. Se o dele fosse uns 65% apenas já seria equivalente. Ninguem pontua nessa.

Total Olimpico - valendo 2 pontos

Dr.Squat: 292 kg
Derek: 195 kg + algo

A não ser que Derek não conseguisse fazer um mero snatch de 100 kg, ele venceria essa. Dou a vitória a ele, mas apenas 1 ponto.

Poundstone 8x4 Dr.Squat

Super total -valendo 3 pontos

Dr.Squat: 1.299 kg (420 kg como agacho RAW)
Derek: Ao menos 1308 kg

A não ser que Derek faça snatch com oitenta e poucos quilos, essa é dele.

Poundstone 11x4 Dr.Squat

Considerações

Poundstone foi o unico homem a levantar a Louis Cyr stone: 1 ponto a mais
Poundstone levantou uma pedra de atlas de 252 kg: 1 ponto a mais
Dr.Squat pula 1 metro de altura: 1 ponto pra ele

Final:

Poundstone 13x5 Dr.Squat










Nenhum comentário:

Postar um comentário