terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Serge Reding vs Jon Pall Sigmarsson



Aqui temos o duelo de duas lendas em seus esportes. Serge Reding foi provavelmente o homem de maior massa muscular que já fez levantamento de peso olimpico. Segundo relatos, Serge a cada aparição estava maior, e sem aumentar o nivel de gordura, chegando a pesar 140+ com apenas 1.73 de altura. De outro lado, temos Jon Pall Sigmarsson, o primeiro dos "vikings" no WSM, o homem que derrotu Bill Kazmaier e foi o strongman mais bem sucedido na sua época. Ambos morreram jovens (antes dos 35), por problemas cardiacos. Se isso não tivesse acontecido, Reding provavelmente teria vencido Alexeev uma hora ou outra, e Jon Pall provavelmente teria ganhado ainda mais titulos. Veremos quem foi o mais forte.

Supino - Valendo 2 pontos

Serge Reding, diferentemente dos levantadores olimpicos de hoje, supinava com muito peso. Isso porque antigamente havia uma prova chamada 'clean and press' no levantamento olimpico, onde o participante deveria "desenvolver" o peso sem ajuda das pernas, e isso exigia muita força no triceps e ombros (e no peito, considerando o quanto eles dobravam a coluna: era quase um supino inclinado de pé). Mesmo sem ser powerlifting, Serge supinava com 240 kg. Já Jon Pall, aos 24 anos fez 235 kg no supino, em uma meet de powerlifting. Provavelmente seu supino melhorou com o tempo, entretando, e considerando que ele tinha braços bem mais longos, empate aqui.

Reding 2x2 Sigmarsson

Agachamento - Valendo 3 pontos

Pernas foram o ponto fraco de Jon Pall. O lendário islandês tinha um agachamento de "apenas" 365 kg, provavelmente em estilo powerlifting. Mas também, competir contra Reding nisso é quase impossível. O levantador agachava com pelo menos 400 kg em estilo olimpico (pés fechados, bunda no calcanhar). Alguns afirmam terem visto Reding fazer 400x5 dessa maneira. Isso, pra mim, significa que ele foi um dos melhores agachadores de todos os tempos (considerando a facilidade de como ele se recuperava de cleans pesados, não duvido). Ponto pra ele.

Reding 5x2 Sigmarsson

Levantamento Terra - Valendo 4 pontos

Esse era o ponto forte de Jon Pall. Apesar de sua melhor marca em powerlifting ter sido apenas 360 kg, ele venceu homens como Kazmaier e Doyle Kenady em provas de lev.terra parciais, e de qualquer maneira, os seus 360 kg são melhores que os 350 kg de Serge (nada mau pra quem não é um powerlifter, entretanto.) Ponto pra JP.

Reding 5x6 Sigmarsson

Overhead Press- Valendo 3 pontos

Jon Pall não conseguia desenvolver uma tora de 160 kg. Serge desenvolveu uma barra com 228 kg. Claro que toras são mais dificeis, mas arrisco dizer que nem Zydrunas Savickas desenvolveria 228 kg. Ponto pra Serge.

Reding 8x6 Sigmarsson

Total powerlifting - Valendo 3 pontos

Reding: 991 kg
JP: 971 kg

Jon Pàll deve ter melhorado isso, entretanto. Empate.

Reding 11x9 Sigmarsson

Considerações

Jon Pall foi campeão do WSM quatro vezes e foi o maior strongman de sua época: 2 pontos
Reding era melhor no Snatch e no Clean and Jerk: 2 pontos
Kazmaier disse que Jon Pall tinha os biceps mais fortes que ele já viu. Vindo de um cara que fez rosca com 200 kg, isso é algo: 2 pontos

Reding 13x13 Sigmarsson

DESEMPATE

Peito: EMPATE
Costas: Sigmarsson - 4
Pernas: Reding - 4
Biceps: Sigmarsson - 2
Triceps: Reding - 2,5
Ombros: Reding - 2,5
Panturrilhas: Reding - 1
Antebraço: Sigmarsson - 1
Mãos: Sigmarsson - 1
Quadris - Reding - 3

FINAL

Reding 28x23 Sigmarsson



2 comentários: