terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paul Anderson vs Ken Patera





De um lado, a lenda: Paul Anderson, o homem que pra alguns teve as pernas/quadris mais fortes de toda a história, o homem que era com certeza o mais forte de todos em sua época, o homem baixo e pesadissimo que conseguia mergulhar uma bola numa cesta de voley com as duas mãos, e fazia 1/4 agachamento começando de baixo com 900 kg. De outro lado, temos a lenda do levantamento olimpico americano, o unico homem além de Reding e Alexeev a fazer clean and press com mais de 500 libras (227 kg), o terceiro colocado no WSM de 1977, sendo que competiu em apenas metade dos eventos e tinha passado 5 anos do seu auge, Ken Patera. Qual seria o mais forte dos dois? Veremos... a seguir.

Supino - 2 pontos

Patera sempre teve uma força enorme nos ombros, logo seu supino também é bem poderoso (considerando que ele não o treinava muito por ser um lev.olimpico): 254 kg. Mas Paul Anderson tem a vantagem aqui: dizem que seu supino era de 285 kg. Considerando seus membros extremamente curtos e seus triceps e ombros muito fortes, dá pra se acreditar nisso. Dois pontos pra ele.

Paul 2x0 Ken

Agachamento - 3 pontos

Nisso aqui é dificil achar alguém que vença Anderson: foi visto fazendo 363 kg profundo, olimpic style, para reps, e alguns dizem que ele chegou a fazer 2x com 410 kg dessa maneira: não duvido, na verdade. Descendo até a metade, ele podia fazer 550 kg x 2. Descendo 1/4, praticamente uma tonelada. Agora Patera fazia 372 kg - estilo olimpico e 300 kg pra front squat. Muito forte, mas não tanto quanto Anderson.

Paul 5x0 Ken

Levantamento Terra - 4 pontos

Paul Anderson pecava em um sentido - a pegada. Ele podia fazer terra com 363 kg. Patera podia fazer 355x2. São bastante equivalentes, embora alguns digam que com "algemas" amarrando o pulso de Anderson na barra, ele conseguia fazer 455 kg. Não boto fé, realmente. Empate aqui.

Paul 9x4 Ken

Overhead Press - 3 pontos

Aqui é o forte de Patera. Esse homem fazia mais de 180 kg x 2 atrás do pescoço no desenvolvimento. E, INCRIVELMENTE, podia fazer olimpic press com 229,5 kg - seu press sempre foi fortissimo, tanto que seu jerk também é 229,5 kg. Alguns dizem que ele fazia push press com 245 kg x 2 reps, que considerando sua força prodigiosa nos ombros não dá pra duvidar. Paul Anderson foi o primeiro homem a fazer press com mais de 400 lbs - fez 185 kg e 197 kg em competição, fez 135 kg x 2 com uma mão acima dos ombros e dizem que podia fazer push press com bem mais de 200 kg. Seja como for, Patera vence aqui por uma pequena margem.

Paul 9x7 Ken

ELIMINO AQUI O TOTAL PL, pois ando vendo que é desnecessário: o julgamentos dos levantamentos sozinhos são suficientes.

Considerações

-Paul Anderson mergulhava uma bola de basquete pesando 145 kg: 1 ponto
-Paul Anderson fez um backlift de mais de 3 toneladas, recorde que não bateram até hoje - 1 ponto
-Paul Anderson ganhou medalhas olimpicas sem nem mesmo ter tecnica, só na força bruta - 2 pontos
-Ken Patera mergulhava uma bola de basquete sem correr pesando 155 kg: 1 ponto
-Patera tem lev.olimpicos melhores que Anderson: 2 pontos
-Patera competiu em arremesso de peso e foi bem: 1 ponto
-Patera ficou em terceiro lugar no WSM de 1977 competindo em apenas metade dos eventos e cinco anos após seu auge - na época ele já era um lutador de telecatch. Daí dá pra ver o quanto ele era mais forte que todos: 2 pontos

Paul 13x13 Ken



DESEMPATE

Peito (2 pontos): Anderson
Costas (4 pontos): Empate
Pernas (4 pontos): Anderson
Ombros (3 pontos): Patera
Biceps (2 pontos): Patera
Triceps (3 pontos): Patera
Antebraço/mãos (2 pontos): Empate
Quadris: (3 pontos): Anderson
Core (2 pontos): Empate


FINAL

Paul 32x31 Patera



http://www.youtube.com/watch?v=kny0jxHszX0&feature=related





Nenhum comentário:

Postar um comentário