quinta-feira, 14 de junho de 2012

16 cidades mais frias do estado de São Paulo

 Inverno se aproxima, alguns reclamam, outros, como eu, esperam que essa estação venha mais forte do que nunca, pelo amor ao frio. Alguns querem tanto aproveitar essa estação que resolvem, nas férias, ir pra alguma cidade mais fria pra sentir a estação. Então, fiz uma lista com algumas das cidades mais frias do estado de São Paulo, baseado nos dados da Cepagri, grupo de metereologia da Unicamp, com as altitudes baseadas no google earth. Espero que apreciem! Para mais informações sobre as cidades, procure o website delas e também leiam sobre na wikipédia, que eu tirei todos os dados dessas fontes, praticamente. Suspeito que a Unicamp desconsidere coisas como "efeito baixada", então pode ser que seus dados não representem exatamente a realidade, mas já dá pra ter uma base.


13- Empate: Serra Negra/ Pinhalzinho


Serra Negra


Altitude média: 950 metros
Temperatura média: 19.5 ° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6) 
Clima: Tropical de Altitude Cwa 
População: 25.150 habitantes, aproximadamente


Serra Negra é uma cidade que fica no centro-leste paulista, na mesoregião de Campinas, microregião de Amparo, que faz divisa com Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Socorro e Itapira. Cidade turistica, faz parte do circuito das águas do estado de São Paulo é é repleta de hotéis fazenda e coisas do tipo, tornando-se uma ótima opção para se curtir o inverno (e o verão também!). Pelas suas fontes de água e pelo clima montanhês, é chamada de "cidade saúde".


Pinhalzinho




Altitude média: 925 metros
Temperatura média: 19.5° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 13104 habitantes (censo 2010)



Pinhalzinho, por coincidencia, é uma cidade muito proxima a Serra Negra, também se encontrando na microregião de Amparo e mesoregião de Campinas. Chamada de Coração do circuito das águas. Faz divisa com Monte Alegre do SulPedra Bela,Bragança Paulista e Socorro. 


-----------
12- Itararé





Altitude média: 740 metros
Temperatura média: 19.4° (média das minimas 14.8°, médias das maximas 24.3°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 47.939 habitantes

Itararé é uma cidade localizada no sul do estado de SP, mesoregião de Itapetininga e microregião de Itapeva. Tem como limites os municipios Sengés-PRRiversulItaberá,ItapevaNova Campina e Bom Sucesso de Itararé. Podemos notar que a cidade não tem uma média das minimas muito baixa, mas em compensação, quase nunca faz calor, que faz com que a cidade tenha um clima bastante ameno e agradavel.

11- Barra do Chapéu




Altitude média: 784 metros
Temperatura média: 19.3° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.3)
Clima: subtropical úmido Cfa
População: 5.236 habitantes

A pequena cidade de Barra do Chapéu encontra-se na mesoregião de Itapetininga, microregião de Capão Bonito, no extremo-sul do estado. Apesar de altitude não tão elevada assim, pela meridionalidade, acaba se tornando uma cidade bastante fria. É um munícipio extremamente jovem, tendo sido fundado em 1991, sendo antes distrito de Apiaí. 



----------


10- Empate: Divinolândia/ Joanópolis


Divinolândia




Altitude média: 1060 metros (segundo google earth)
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.0°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
População: 11.209  habitantes

Divinolândia (que por sinal, é minha cidade natal, e onde grande parte da minha família vive), é a cidade fria mais ao norte de toda a lista, mas também é a quarta cidade mais alta do estado. Se encontra na mesoregião de Campinas e microregião de São João das Boa Vista, fazendo divisa com São José do Rio PardoCacondeSão Sebastião da Grama e Poços de Caldas, sendo essa ultima uma das cidades mais frias de Minas Gerais. Nos arredores do municipio, na zona rural, as altitudes são bem maiores, como por exemplo no bairro Campestrinho, o qual se encontra a 1250 metros acima do nivel do mar, ou o bairro Campo Redondo, na zona rural, a mais de 1300 metros e com temperaturas que rivalizam com as de Poços de Caldas. É uma cidade com belas paisagens naturais, cachoeiras e tudo o mais, enfim, com bastante potencial turistico não aproveitado.

Joanópolis

Altitude média: 905 metros
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 11.771 habitantes

Joanópolis é uma cidade que se encontra na mesoregião macro-metropolitana de São Paulo, na microregião de Bragança Paulista. Pra quem mora na capital, é uma boa. É uma estancia turistica, logo uma boa opção pra quem quer curtir o frio com conforto e tudo o mais. Os municípios limítrofes são Extrema e Camanducaia (ambos em Minas Gerais) a norte, São José dos Campos a leste, Igaratá a sudeste, Piracaia a sul e Vargem a oeste. Uma das mais belas atrações é a cachoeira dos pretos, que surpreende pelo volume de água, e o gigante adormecido, uma formação rochosa que se assemelha a um homem deitado.

------

9- Ibiúna


Altitude média: 885 metros
Temperatura média: 19.1° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.2°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 71.228 habitantes 

Ibiúna é um município que também se encontra na região macro-metropolitana paulista, microregião de Piedade. Faz divisa com AlumínioCotiaJuquitibaMairinque,MiracatuPiedadeSão Lourenço da SerraSão RoqueTapiraí e Votorantim. É considerada estância turistica e é uma cidade muito montanhosa, com ausencia de planíceis, na qual as subidas mais ingremes chegam a 12°!. Como atrações turisticas ecologia, temos a Represa de Itupararanga, parque estadual de Jurupará, Gruta de São Sebastião e o Passeio de Escuma. 

-------
8- Nova Campina


Altitude: 860 metros
Temperatura média: 19.0° (média mínima 13.1°, média maxima 25.1°)
Clima: Subtropical Úmido Cfa
População: 8.515 habitantes

Assim como Barra do Chapéu, é uma cidade jovem, também fundada em 1991, e que também se encontra na mesoregião de Itapetininga, no sul do estado, embora seja na microregião de Itapeva. Faz divisa com ItapevaRibeirão BrancoApiaí,Itararé e Bom Sucesso de Itararé. É um munícipio infelizmente pouco conhecido, mas os moradores já começaram a investir em turismo rural, com muitas panelas de ferro e fogões a lenha. As formações rochosas, como a pedra do chapéu, também são coisas as quais vale a pena se ver.


7- Itapecerica da Serra/Tapiraí


Itapecerica da Serra

Altitude: 900 metros
Temperatura média: 18.9° (média mínima 12.9°, média máxima 25.0°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 152.380 habitantes (maior da lista)

Itapecerica da Serra é uma ótima opção pra quem mora na capital e quer passar frio. Pertence a região metropolitana de São Paulo, fazendo divisa com São PauloEmbu-GuaçuSão Lourenço da SerraEmbu e Cotia. O clima, segundo moradores mais antigos, lembra o da capital São Paulo quando essa ainda não era a gigantesca cidade que é hoje, embora, por ser 50~60 mais alta, Itapecerica provavelmente é mais fria do que São Paulo jamais foi. Alguns sites, porém, afirmam que a cidade não é assim tão fria. 


Tapiraí




Altitude: 880 metros
Temperatura média: 18.9° (média das minimas 12.9°, média das maximas 24.9°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 8.015 habitantes


Tapiraí é uma pequena cidade encravada do lado continental da serra do mar, e também uma área de preservação ambiental. Situa-se na região macrometropolitana paulista, microregião de Piedade, e tem como municipios limitrofes PiedadePilar do SulJuquiáSete BarrasIbiúna e Miracatu. Diferente da cidade acima, muitos dizem que ela na verdade é bem mais FRIA do que é retratada pela unicamp. Por seu clima ameno e mata preservada, ultimamente vem se tornando alvo do turismo, o que é muito bom.


6- Ribeirão Branco

Altitude: 870 metros
Temperatura média: 18.6° (média das mínimas 12.7°, média das máximas 24.6°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 18.272 habitantes

Ribeirão Branco é uma cidade também no extremo sul do estado de São Paulo, na mesoregião de Itapeninga e microregião de Capão Bonito. Possui um relevo acidentado e montanhoso, e seu clima possibilita o plantio de tomate e feijão. Aparentemente a cidade também não dá o devido atenção ao seu potencial turistico, mas nada posso dizer por ainda não a conheço.

5- Bom Sucesso do Itararé


Altitude: 965 metros
Temperatura média: 18.2° (média das mínimas 12.3°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
Popualação: 3.571 (menor da lista)

A pequena cidade de Bom Sucesso do Itararé é uma cidade que fica na divisa com Paraná, a mais meridional de toda a lista. Faz divisa com ItararéNova CampinaApiaíBarra do Chapéu, e Sengés-PR. Também é muito jovem, de 1991. Pertence a mesoregião de Itapeninga e microregião de Itapeva. Sua renda vem bastante de extração de minério. Deve fazer muito frio lá, realmente.

4- Santo Antônio do Pinhal


Altitude: 1085 metros
Temperatura média: 18.1° (média das mínimas 12.1°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 6.516 habitantes

Santo Antônio do Pinhal pertence à mesoregião do Vale do Paraíba, microregião de Campos do Jordão. Chamada de "um campos 500 metros mais baixo", é uma cidade rodeada por montanhas muito altas. Faz divisas: Norte: Sapucaí-MirimCampos do Jordão e São Bento do Sapucaí ,Leste: PindamonhangabaSul: Tremembé e Sudoeste: Monteiro Lobato. Sua principal atração é o "Pico Agudo", décima quinta montanhas mais alta do país, a qual possibilita uma visão 360° de toda a região. É a terceira cidade mais alta do estado.

3- Pedra Bela



Altitude: 1120 metros
Temperatura média: 18.0° (média das mínimas 12.0°, média das maximas 24.0°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 5.849 habitantes

Pedra Bela é uma pequena cidade pertencente a mesoregião de Campinas e microregião de Amparo, fazendo divisa com Bragança PaulistaSocorro,PinhalzinhoVargemToledo (MG) e Extrema , sendo também proxima de Serra Negra e Pinhalzinho, que também estão na lista. É a segunda cidade mais alta do estado. Existem várias cachoeiras e belos riachos, e nela fica a maior tirolesa do Brasil, com 2 km de extensão! Pretendo conhecer essa cidade assim que puder.

2- Apiaí

Altitude: 1040 metros
Temperatura média: 17.5° (média das mínimas 11.7°, média das maximas 23.3°)
Clima: Subtropical Úmido de Altitude Cfb
População: 25.196 habitantes

Apiaí é uma cidade do sul do estado de São Paulo, proxima de Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé e Nova Campina. Seu clima frio, unido com o fato de ser temperado úmido, fazem dela a cidade do estado de São Paulo com maior probabilidade de nevar! Pertence a mesoregião de Itapetininga e microregião de Capão Bonito. Como atrações, temos o parque municipal morro do ouro e a reserva biológica municipal. Seu clima é comparável a de cidades bem frias do Paraná, como Curitiba.

1- Campos do Jordão




Altitude: 1620 metros
Temperatura média: 14.8° (mínima média 8.8°, média das máximas 21.3°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 47.824 habitantes

Resultado em tanto óbvio, mas Campos do Jordão é de fato a mais fria do estado! Fica na mesoregião do Vale do Paraíba Paulista e na microregião dela própria. É chamada de "Suíça Brasileira". Seu clima ameno e de altitude, é ótimo pra saúde, e não é só a cidade mais fria do estado, quanto uma das mais frias do país! A menor temperatura lá registrada foi de -8.0, e já nevou lá, mesmo o clima sendo Cwb, o que é algo muito incomum. Enfim, uma cidade "must-see" que eu particularmente preciso conhecer no inverno.

59 comentários:

  1. Deixei passar Tapiraí-SP, média 18.9, portanto deveria estar na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro na zona rural de Tapirai, altitude de 1.070 mts
      Já houveram por lá temperaturas negativas.

      Excluir
  2. Velho, esqueceu das cidades de serra da alta mogiana, todas com média de 18 graus/ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cade pilar do sul .
      Piedade e Salto de pirapora ambas sao muitos frias no inverno

      Excluir
  3. Na verdade não, a alta mogiana tem algumas cidades frias, como Pedregulho e Franca, mas segundo os dados da Cepagri, são mais quentes que todas essas da lista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Igor,
    Legal sua pesquisa.
    Vou morar em uma cidade não listada mas acho que também é um pouquinho fria: Águas de Lindóia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Peço permissão para colocar sua postagem no face

    ResponderExcluir
  6. ITARARÉ NÃO É MUITO FRIO NÃO, E UMA DAS MAIS AMENAS E QUENTES DO SUDOESTE DO ESTADO!!

    ResponderExcluir
  7. Amigo, tudo é muito relativo nesta lista. Itapecerica da Serra por exemplo não chega a ter uma diferença muito grande de São Paulo e no verão a sensação de calor é maior que na capital.
    Outras cidades da lista também podem ser frias no inverno e infernais no verão. Pelo que entendo de meteorologia a ideal mesmo é Campos do Jordão que tem clima ameno o ano todo (Entende-se primavera e verão suportáveis).
    Não adianta um lugar de clima extremo. Por exemplo Khabarovsk na Russia. A cidade é ideal para quem gosta de frio (Invernos com uns -30°) em compensação, devido ao clima continental no verão passa fácil dos 40° e chega a 45° em agosto).
    Quem dera São Paulo tivesse um clima Curitibano...

    ResponderExcluir
  8. Vargem Grande Paulista é uma cidade da grande São Paulo, e é sempre uns 2 graus abaixo da capital o ano inteiro, clima de serra com São Paulo ali do lado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa clima de serra?Onde?Moro aqui há 22 anos,quando fica frio aqui vc até agradece a Deus,no verão vc não consegue ficar dentro de casa de tão quente,andar na rua então,uma angústia,de tão quente,frio é razoavel,alguns dias somente chega a ficar bem frio,mas até no inverno chega a ficar quente típico de verão,esta mais pra uma temperatura mais pra quente do que pra frio,mas comparado as outras cidades do interior que conheço,é agradavel,temperatura quente igual a sampa,a diferença é que não tem aquele transito terrivel,buzina,aquele multuado de pessoas andando na rua,tudo que contribui pra ficar mais quente...

      Excluir
  9. Moro em uma cidade chamada São Miguel arcanjo, na região de Itapetininga, ela faz divisa com Tapiraí , moro na zona Rural (Bº Abaitinga) e creio eu que pela altitude e clima extremamente úmido ( rodeado pela densa Mata Atlântica) ,ficaria no mínimo entre as cinco mais frias. Também tem um grande potencial turístico, tanto no frio do inverno, tanto no calor do verão com seus belos rios, perfeito para um mergulho!

    ResponderExcluir
  10. Querido Igor,com relação a cidade de DIVINOLANDIA,vc esta redondamente enganado,nas várias vezes que fui,desculpe o termo,a cidade parece amostra gratis do inferno,o cidade quente,álias toda aquela região,São João da Boa Vista,Vargem grande do sul,São Carlos,Mocoa,Mogi Mirim,Mogi guaçu,Ribeirão Preto,todas as cidades ao redor são extremamente quentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nop, moro em Divinolândia e bem.... é frio pra diabo, só alguns dias ano passado e no ano retrasado q alcançaram o pico de calor, mas de resto n. Aqui já foi considerado, para ter ideia, há 30 anos a segunda cidade mais fria de SP e até hoje n sai da lista das mais frias.
      Para ter ideia a máxima, normalmente, aqui é 21°. Na região citada o local mais quente é São João da Boa Vista q está a mais ou menos 200m abaixo de Divinolândia.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Divinolândia é bem mais fria que essas citadas, pois está pelo menos 200-300 m mais alta e está cercada de montanhas mais altas ainda. Na zona rural é ainda pior, no bairro Campo Redondo ocorrem geadas quase toda noite no inverno. Até sincelo já ocorreu por lá. E a EPTV a chama de "cidade mais fria da região".

      Excluir
    4. Divinolândia é bem mais fria que essas citadas, pois está pelo menos 200-300 m mais alta e está cercada de montanhas mais altas ainda. Na zona rural é ainda pior, no bairro Campo Redondo ocorrem geadas quase toda noite no inverno. Até sincelo já ocorreu por lá. E a EPTV a chama de "cidade mais fria da região".

      Excluir
    5. Moro aqui do lado me desculpa é a cidade ds batata e da cebola muito muito quente

      Excluir
  11. Se esqueceram de torrinha.há SP a 980 metros onde moro altitude pelo GPS de meu carro. Aqui venta muito tbem por estarmos na Serra de Itaquiri.

    ResponderExcluir
  12. Se esqueceram de torrinha.há SP a 980 metros onde moro altitude pelo GPS de meu carro. Aqui venta muito tbem por estarmos na Serra de Itaquiri.

    ResponderExcluir
  13. Hoje mesmo eu passei por Poços de Caldas, em pleno verão, e não vejo como Divinolândia e outras da região, que estão mais ou menos na mesma situação climática, possa ser um inferno, mesmo no verão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul,são predominantemente quentes o ano inteiro,quando chove ahhh sim refresca,fica gostoso,mas de 20 anos que frequento as cidades raramente chove,quente que logo as 7 da manhã vc encosta na janela de alumínio vc se queima de tão quente que ja amanhece,dormir só com ventilador ligado!!!

      Excluir
    2. Concordo comtodas as suas respostas aqui Manu...muitas dessas cidades tem períodos de frio pq sinceramente, entre 15 e 18 graus pra mim é fresquinho....
      Frio mesmo é abaixo dos 14 e de todas as cidades listadas...com exceção de Campos do Jordão, todas passam facilmente disso até mesmo no iinverno...então cidade fria mesma fo estado de São Paulo só aponto Campos do Jordão... as demais pra mim são de clima ameno/agradável.

      Excluir
    3. então da um pulinho em Ribeirão Branco, que tu vai ver que clima ameno gelado kkkk

      Excluir
  14. Aqui em São Manuel no inverno faz frio o dia todo. E a noite e pela manhã chega fácil em 0 gráus! E o vento gelado é de matar! Mesmo no verão durante a noite a temperatura cai.

    ResponderExcluir
  15. Cunha tem quase 1000 metros e não aparece na lista, sempre está frio por aqui, até em alguns dias durante o verão, e no outono e inverno é bastante procurado pelos turista por suas temperaturas não passarem dos 18°, além do clima a procura também é pelos festivais de inverno e verão, e festas típicas como juninas e a do divino.

    ResponderExcluir
  16. Cunha tem quase 1000 metros e não aparece na lista, sempre está frio por aqui, até em alguns dias durante o verão, e no outono e inverno é bastante procurado pelos turista por suas temperaturas não passarem dos 18°, além do clima a procura também é pelos festivais de inverno e verão, e festas típicas como juninas e a do divino.

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe da cidade de juquitiba ? Há pouco mais de 1hr de sp...

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe da cidade de juquitiba ? Há pouco mais de 1hr de sp...

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de lugares frios mas, não tão frio. Se alguém quiser me convidar pra tomar um chá, vou agradecer. Aqui em Barretos é quente.

    ResponderExcluir
  20. Olá a todos meu nome é Fabrício e eu moro em campos do Jordão. .. primeiro parabéns pela pesquisa ficou bem legal e interessante. ... aliás quem não conhece Campos do Jordão, venham conhecer pois agora estamos na alta temporada de inverno e para quem gosta de frio os termômetros estão na casa de 07 graus e chegando até -4 graus abaixo de zero ... a cidade é muito agradável e com toque de romantismo para quen adora a combinação de "Frio,Lareira,Vinho,fondue,e uma ótima companhia ♡...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Faz parte da grande São Paulo,então quando é calor é quente mesmooooo,no frio a mesma coisa,quando fica frio as vezes a sensação térmica é bem menor do que o anunciado,as vezes no frio chega uns dias a fazer calor,mas bem pouco,o frio predomina no inverno!!

      Excluir
  22. Gostaria de saber onde no estado de SP está fazendo temperaturas máximas de 25 graus , hoje é dia 2 de Janeiro de 2017, e Sampa está de matar de tanto calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única que conheço aqui em São Paulo Débora é Campos do Jordão, lá, a noite, é certeza poder usar casaco, temperaturas sempre abaixo dos 15

      Excluir
  23. Moro em São José do Rio Preto aqui é o próprio inferno!
    Quero me mudar urgente!
    Para mais perto da capital mas quero ir para uma cidade mais fresca.
    Me ajudem por

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade de São Roque é fresquinha,uma cidade muito gostosa,tem de tudo,calor é pouco quente,mas ultimamente as chuvas tem castigado um pouco o centro,Vargem Grande Paulista é quente mas é suportável,no frio é muito gostoso,não judia muito,está entre umas das cidades com temperatura mais agradável,por mais que eu não goste do verão,nada comparado a sua cidade

      Excluir
    2. Três Lagoas-MS, também parece amostra grátis do inferno. Por isso estou procurando aqui uma cidade fria de SP para me mudar

      Excluir
  24. São José do Rio Preto é realmente quente. Não é por nada que o oeste paulista é chamado de "Texas".

    ResponderExcluir
  25. Cara , a foto de Ribeirão Branco está errada, essa foto é do centro de Ribeirão Grande também do lado de Capão Bonito.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Alguém sabe me informar de em Amparo é muito frio nos meses entre maio e junho? Agradeço que possa me responder.

    ResponderExcluir
  27. hoje dia 19/07/2017 em Ribeirão Branco -1 com suspeita de cair neve, seria a primeira depois de 1976.

    ResponderExcluir
  28. A altitude de Itapecerica da Serra é de 500-650 metros, temperatura média e de 20-27 do horário das 12:00-17:00 pela manhã e de 15-19 até às 10:00 no inverno a máxima é de 17° e a mínima de 8° a cidade vizinha Embu das artes, e mais fria, temperatura de 18-27 e no inverno 7-15° em alguns bairros ocorre geadas, a última foi em 2017 em julho pela madrugada. Altitude de 650M.

    ResponderExcluir
  29. gostaria de mudar para uma cidade que o clima é ameno o ano todo que no verão não faz tanto calor alguém pode me ajudar dando uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe me dizer onde no interior de São Paulo o clima é ameno o ano todo que no verão não faz tanto calor alguém pode me ajudar gmail lourdespereirasousa82665@gmail.com quem souber me ajuda pois tenho pressão abaixa e no calor passo muito mal realmente preciso mudar obrigada

      Excluir
  30. Três Lagoas MS é o caldeirão que queima no inferno. Cidade sem arborização. Vou mudar não aguento mais.

    ResponderExcluir
  31. As cidades do Alto Tietê principalmente Suzano é fria nesta época do ano...

    ResponderExcluir
  32. Nenhuma destas cidades é "fria" . Frio a gente passa em Yakutsk, Verkoyansky, Montreal, Ullan Bahator.

    ResponderExcluir
  33. Estive em Apiaí 21 de julho de 2018 e quase congelada.Apenas 3 graus.🥶

    ResponderExcluir
  34. Moro em Apiai e aqui ja nevou em 1975, pra min é a segunda cidade mais fria do estado de São Paulo,ontem mesmo dia 25 de maio de 2021 estava 4 graus ,um frio de doer kk.

    ResponderExcluir