quinta-feira, 14 de junho de 2012

16 cidades mais frias do estado de São Paulo

 Inverno se aproxima, alguns reclamam, outros, como eu, esperam que essa estação venha mais forte do que nunca, pelo amor ao frio. Alguns querem tanto aproveitar essa estação que resolvem, nas férias, ir pra alguma cidade mais fria pra sentir a estação. Então, fiz uma lista com algumas das cidades mais frias do estado de São Paulo, baseado nos dados da Cepagri, grupo de metereologia da Unicamp, com as altitudes baseadas no google earth. Espero que apreciem! Para mais informações sobre as cidades, procure o website delas e também leiam sobre na wikipédia, que eu tirei todos os dados dessas fontes, praticamente. Suspeito que a Unicamp desconsidere coisas como "efeito baixada", então pode ser que seus dados não representem exatamente a realidade, mas já dá pra ter uma base.


13- Empate: Serra Negra/ Pinhalzinho


Serra Negra


Altitude média: 950 metros
Temperatura média: 19.5 ° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6) 
Clima: Tropical de Altitude Cwa 
População: 25.150 habitantes, aproximadamente


Serra Negra é uma cidade que fica no centro-leste paulista, na mesoregião de Campinas, microregião de Amparo, que faz divisa com Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Socorro e Itapira. Cidade turistica, faz parte do circuito das águas do estado de São Paulo é é repleta de hotéis fazenda e coisas do tipo, tornando-se uma ótima opção para se curtir o inverno (e o verão também!). Pelas suas fontes de água e pelo clima montanhês, é chamada de "cidade saúde".


Pinhalzinho




Altitude média: 925 metros
Temperatura média: 19.5° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 13104 habitantes (censo 2010)



Pinhalzinho, por coincidencia, é uma cidade muito proxima a Serra Negra, também se encontrando na microregião de Amparo e mesoregião de Campinas. Chamada de Coração do circuito das águas. Faz divisa com Monte Alegre do SulPedra Bela,Bragança Paulista e Socorro. 


-----------
12- Itararé





Altitude média: 740 metros
Temperatura média: 19.4° (média das minimas 14.8°, médias das maximas 24.3°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 47.939 habitantes

Itararé é uma cidade localizada no sul do estado de SP, mesoregião de Itapetininga e microregião de Itapeva. Tem como limites os municipios Sengés-PRRiversulItaberá,ItapevaNova Campina e Bom Sucesso de Itararé. Podemos notar que a cidade não tem uma média das minimas muito baixa, mas em compensação, quase nunca faz calor, que faz com que a cidade tenha um clima bastante ameno e agradavel.

11- Barra do Chapéu




Altitude média: 784 metros
Temperatura média: 19.3° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.3)
Clima: subtropical úmido Cfa
População: 5.236 habitantes

A pequena cidade de Barra do Chapéu encontra-se na mesoregião de Itapetininga, microregião de Capão Bonito, no extremo-sul do estado. Apesar de altitude não tão elevada assim, pela meridionalidade, acaba se tornando uma cidade bastante fria. É um munícipio extremamente jovem, tendo sido fundado em 1991, sendo antes distrito de Apiaí. 



----------


10- Empate: Divinolândia/ Joanópolis


Divinolândia




Altitude média: 1060 metros (segundo google earth)
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.0°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
População: 11.209  habitantes

Divinolândia (que por sinal, é minha cidade natal, e onde grande parte da minha família vive), é a cidade fria mais ao norte de toda a lista, mas também é a quarta cidade mais alta do estado. Se encontra na mesoregião de Campinas e microregião de São João das Boa Vista, fazendo divisa com São José do Rio PardoCacondeSão Sebastião da Grama e Poços de Caldas, sendo essa ultima uma das cidades mais frias de Minas Gerais. Nos arredores do municipio, na zona rural, as altitudes são bem maiores, como por exemplo no bairro Campestrinho, o qual se encontra a 1250 metros acima do nivel do mar, ou o bairro Campo Redondo, na zona rural, a mais de 1300 metros e com temperaturas que rivalizam com as de Poços de Caldas. É uma cidade com belas paisagens naturais, cachoeiras e tudo o mais, enfim, com bastante potencial turistico não aproveitado.

Joanópolis

Altitude média: 905 metros
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 11.771 habitantes

Joanópolis é uma cidade que se encontra na mesoregião macro-metropolitana de São Paulo, na microregião de Bragança Paulista. Pra quem mora na capital, é uma boa. É uma estancia turistica, logo uma boa opção pra quem quer curtir o frio com conforto e tudo o mais. Os municípios limítrofes são Extrema e Camanducaia (ambos em Minas Gerais) a norte, São José dos Campos a leste, Igaratá a sudeste, Piracaia a sul e Vargem a oeste. Uma das mais belas atrações é a cachoeira dos pretos, que surpreende pelo volume de água, e o gigante adormecido, uma formação rochosa que se assemelha a um homem deitado.

------

9- Ibiúna


Altitude média: 885 metros
Temperatura média: 19.1° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.2°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 71.228 habitantes 

Ibiúna é um município que também se encontra na região macro-metropolitana paulista, microregião de Piedade. Faz divisa com AlumínioCotiaJuquitibaMairinque,MiracatuPiedadeSão Lourenço da SerraSão RoqueTapiraí e Votorantim. É considerada estância turistica e é uma cidade muito montanhosa, com ausencia de planíceis, na qual as subidas mais ingremes chegam a 12°!. Como atrações turisticas ecologia, temos a Represa de Itupararanga, parque estadual de Jurupará, Gruta de São Sebastião e o Passeio de Escuma. 

-------
8- Nova Campina


Altitude: 860 metros
Temperatura média: 19.0° (média mínima 13.1°, média maxima 25.1°)
Clima: Subtropical Úmido Cfa
População: 8.515 habitantes

Assim como Barra do Chapéu, é uma cidade jovem, também fundada em 1991, e que também se encontra na mesoregião de Itapetininga, no sul do estado, embora seja na microregião de Itapeva. Faz divisa com ItapevaRibeirão BrancoApiaí,Itararé e Bom Sucesso de Itararé. É um munícipio infelizmente pouco conhecido, mas os moradores já começaram a investir em turismo rural, com muitas panelas de ferro e fogões a lenha. As formações rochosas, como a pedra do chapéu, também são coisas as quais vale a pena se ver.


7- Itapecerica da Serra/Tapiraí


Itapecerica da Serra

Altitude: 900 metros
Temperatura média: 18.9° (média mínima 12.9°, média máxima 25.0°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 152.380 habitantes (maior da lista)

Itapecerica da Serra é uma ótima opção pra quem mora na capital e quer passar frio. Pertence a região metropolitana de São Paulo, fazendo divisa com São PauloEmbu-GuaçuSão Lourenço da SerraEmbu e Cotia. O clima, segundo moradores mais antigos, lembra o da capital São Paulo quando essa ainda não era a gigantesca cidade que é hoje, embora, por ser 50~60 mais alta, Itapecerica provavelmente é mais fria do que São Paulo jamais foi. Alguns sites, porém, afirmam que a cidade não é assim tão fria. 


Tapiraí




Altitude: 880 metros
Temperatura média: 18.9° (média das minimas 12.9°, média das maximas 24.9°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 8.015 habitantes


Tapiraí é uma pequena cidade encravada do lado continental da serra do mar, e também uma área de preservação ambiental. Situa-se na região macrometropolitana paulista, microregião de Piedade, e tem como municipios limitrofes PiedadePilar do SulJuquiáSete BarrasIbiúna e Miracatu. Diferente da cidade acima, muitos dizem que ela na verdade é bem mais FRIA do que é retratada pela unicamp. Por seu clima ameno e mata preservada, ultimamente vem se tornando alvo do turismo, o que é muito bom.


6- Ribeirão Branco

Altitude: 870 metros
Temperatura média: 18.6° (média das mínimas 12.7°, média das máximas 24.6°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 18.272 habitantes

Ribeirão Branco é uma cidade também no extremo sul do estado de São Paulo, na mesoregião de Itapeninga e microregião de Capão Bonito. Possui um relevo acidentado e montanhoso, e seu clima possibilita o plantio de tomate e feijão. Aparentemente a cidade também não dá o devido atenção ao seu potencial turistico, mas nada posso dizer por ainda não a conheço.

5- Bom Sucesso do Itararé


Altitude: 965 metros
Temperatura média: 18.2° (média das mínimas 12.3°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
Popualação: 3.571 (menor da lista)

A pequena cidade de Bom Sucesso do Itararé é uma cidade que fica na divisa com Paraná, a mais meridional de toda a lista. Faz divisa com ItararéNova CampinaApiaíBarra do Chapéu, e Sengés-PR. Também é muito jovem, de 1991. Pertence a mesoregião de Itapeninga e microregião de Itapeva. Sua renda vem bastante de extração de minério. Deve fazer muito frio lá, realmente.

4- Santo Antônio do Pinhal


Altitude: 1085 metros
Temperatura média: 18.1° (média das mínimas 12.1°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 6.516 habitantes

Santo Antônio do Pinhal pertence à mesoregião do Vale do Paraíba, microregião de Campos do Jordão. Chamada de "um campos 500 metros mais baixo", é uma cidade rodeada por montanhas muito altas. Faz divisas: Norte: Sapucaí-MirimCampos do Jordão e São Bento do Sapucaí ,Leste: PindamonhangabaSul: Tremembé e Sudoeste: Monteiro Lobato. Sua principal atração é o "Pico Agudo", décima quinta montanhas mais alta do país, a qual possibilita uma visão 360° de toda a região. É a terceira cidade mais alta do estado.

3- Pedra Bela



Altitude: 1120 metros
Temperatura média: 18.0° (média das mínimas 12.0°, média das maximas 24.0°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 5.849 habitantes

Pedra Bela é uma pequena cidade pertencente a mesoregião de Campinas e microregião de Amparo, fazendo divisa com Bragança PaulistaSocorro,PinhalzinhoVargemToledo (MG) e Extrema , sendo também proxima de Serra Negra e Pinhalzinho, que também estão na lista. É a segunda cidade mais alta do estado. Existem várias cachoeiras e belos riachos, e nela fica a maior tirolesa do Brasil, com 2 km de extensão! Pretendo conhecer essa cidade assim que puder.

2- Apiaí

Altitude: 1040 metros
Temperatura média: 17.5° (média das mínimas 11.7°, média das maximas 23.3°)
Clima: Subtropical Úmido de Altitude Cfb
População: 25.196 habitantes

Apiaí é uma cidade do sul do estado de São Paulo, proxima de Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé e Nova Campina. Seu clima frio, unido com o fato de ser temperado úmido, fazem dela a cidade do estado de São Paulo com maior probabilidade de nevar! Pertence a mesoregião de Itapetininga e microregião de Capão Bonito. Como atrações, temos o parque municipal morro do ouro e a reserva biológica municipal. Seu clima é comparável a de cidades bem frias do Paraná, como Curitiba.

1- Campos do Jordão




Altitude: 1620 metros
Temperatura média: 14.8° (mínima média 8.8°, média das máximas 21.3°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 47.824 habitantes

Resultado em tanto óbvio, mas Campos do Jordão é de fato a mais fria do estado! Fica na mesoregião do Vale do Paraíba Paulista e na microregião dela própria. É chamada de "Suíça Brasileira". Seu clima ameno e de altitude, é ótimo pra saúde, e não é só a cidade mais fria do estado, quanto uma das mais frias do país! A menor temperatura lá registrada foi de -8.0, e já nevou lá, mesmo o clima sendo Cwb, o que é algo muito incomum. Enfim, uma cidade "must-see" que eu particularmente preciso conhecer no inverno.

6 comentários:

  1. Deixei passar Tapiraí-SP, média 18.9, portanto deveria estar na lista.

    ResponderExcluir
  2. Velho, esqueceu das cidades de serra da alta mogiana, todas com média de 18 graus/ano.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade não, a alta mogiana tem algumas cidades frias, como Pedregulho e Franca, mas segundo os dados da Cepagri, são mais quentes que todas essas da lista.

    ResponderExcluir
  4. Olá Igor,
    Legal sua pesquisa.
    Vou morar em uma cidade não listada mas acho que também é um pouquinho fria: Águas de Lindóia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Peço permissão para colocar sua postagem no face

    ResponderExcluir
  6. ITARARÉ NÃO É MUITO FRIO NÃO, E UMA DAS MAIS AMENAS E QUENTES DO SUDOESTE DO ESTADO!!

    ResponderExcluir