quinta-feira, 14 de junho de 2012

16 cidades mais frias do estado de São Paulo

 Inverno se aproxima, alguns reclamam, outros, como eu, esperam que essa estação venha mais forte do que nunca, pelo amor ao frio. Alguns querem tanto aproveitar essa estação que resolvem, nas férias, ir pra alguma cidade mais fria pra sentir a estação. Então, fiz uma lista com algumas das cidades mais frias do estado de São Paulo, baseado nos dados da Cepagri, grupo de metereologia da Unicamp, com as altitudes baseadas no google earth. Espero que apreciem! Para mais informações sobre as cidades, procure o website delas e também leiam sobre na wikipédia, que eu tirei todos os dados dessas fontes, praticamente. Suspeito que a Unicamp desconsidere coisas como "efeito baixada", então pode ser que seus dados não representem exatamente a realidade, mas já dá pra ter uma base.


13- Empate: Serra Negra/ Pinhalzinho


Serra Negra


Altitude média: 950 metros
Temperatura média: 19.5 ° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6) 
Clima: Tropical de Altitude Cwa 
População: 25.150 habitantes, aproximadamente


Serra Negra é uma cidade que fica no centro-leste paulista, na mesoregião de Campinas, microregião de Amparo, que faz divisa com Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Socorro e Itapira. Cidade turistica, faz parte do circuito das águas do estado de São Paulo é é repleta de hotéis fazenda e coisas do tipo, tornando-se uma ótima opção para se curtir o inverno (e o verão também!). Pelas suas fontes de água e pelo clima montanhês, é chamada de "cidade saúde".


Pinhalzinho




Altitude média: 925 metros
Temperatura média: 19.5° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.6)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 13104 habitantes (censo 2010)



Pinhalzinho, por coincidencia, é uma cidade muito proxima a Serra Negra, também se encontrando na microregião de Amparo e mesoregião de Campinas. Chamada de Coração do circuito das águas. Faz divisa com Monte Alegre do SulPedra Bela,Bragança Paulista e Socorro. 


-----------
12- Itararé





Altitude média: 740 metros
Temperatura média: 19.4° (média das minimas 14.8°, médias das maximas 24.3°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 47.939 habitantes

Itararé é uma cidade localizada no sul do estado de SP, mesoregião de Itapetininga e microregião de Itapeva. Tem como limites os municipios Sengés-PRRiversulItaberá,ItapevaNova Campina e Bom Sucesso de Itararé. Podemos notar que a cidade não tem uma média das minimas muito baixa, mas em compensação, quase nunca faz calor, que faz com que a cidade tenha um clima bastante ameno e agradavel.

11- Barra do Chapéu




Altitude média: 784 metros
Temperatura média: 19.3° (média das mínimas 13.3, média das maximas 25.3)
Clima: subtropical úmido Cfa
População: 5.236 habitantes

A pequena cidade de Barra do Chapéu encontra-se na mesoregião de Itapetininga, microregião de Capão Bonito, no extremo-sul do estado. Apesar de altitude não tão elevada assim, pela meridionalidade, acaba se tornando uma cidade bastante fria. É um munícipio extremamente jovem, tendo sido fundado em 1991, sendo antes distrito de Apiaí. 



----------


10- Empate: Divinolândia/ Joanópolis


Divinolândia




Altitude média: 1060 metros (segundo google earth)
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.0°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
População: 11.209  habitantes

Divinolândia (que por sinal, é minha cidade natal, e onde grande parte da minha família vive), é a cidade fria mais ao norte de toda a lista, mas também é a quarta cidade mais alta do estado. Se encontra na mesoregião de Campinas e microregião de São João das Boa Vista, fazendo divisa com São José do Rio PardoCacondeSão Sebastião da Grama e Poços de Caldas, sendo essa ultima uma das cidades mais frias de Minas Gerais. Nos arredores do municipio, na zona rural, as altitudes são bem maiores, como por exemplo no bairro Campestrinho, o qual se encontra a 1250 metros acima do nivel do mar, ou o bairro Campo Redondo, na zona rural, a mais de 1300 metros e com temperaturas que rivalizam com as de Poços de Caldas. É uma cidade com belas paisagens naturais, cachoeiras e tudo o mais, enfim, com bastante potencial turistico não aproveitado.

Joanópolis

Altitude média: 905 metros
Temperatura média: 19.2° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.4°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 11.771 habitantes

Joanópolis é uma cidade que se encontra na mesoregião macro-metropolitana de São Paulo, na microregião de Bragança Paulista. Pra quem mora na capital, é uma boa. É uma estancia turistica, logo uma boa opção pra quem quer curtir o frio com conforto e tudo o mais. Os municípios limítrofes são Extrema e Camanducaia (ambos em Minas Gerais) a norte, São José dos Campos a leste, Igaratá a sudeste, Piracaia a sul e Vargem a oeste. Uma das mais belas atrações é a cachoeira dos pretos, que surpreende pelo volume de água, e o gigante adormecido, uma formação rochosa que se assemelha a um homem deitado.

------

9- Ibiúna


Altitude média: 885 metros
Temperatura média: 19.1° (média das mínimas 13.1°, média das maximas 25.2°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 71.228 habitantes 

Ibiúna é um município que também se encontra na região macro-metropolitana paulista, microregião de Piedade. Faz divisa com AlumínioCotiaJuquitibaMairinque,MiracatuPiedadeSão Lourenço da SerraSão RoqueTapiraí e Votorantim. É considerada estância turistica e é uma cidade muito montanhosa, com ausencia de planíceis, na qual as subidas mais ingremes chegam a 12°!. Como atrações turisticas ecologia, temos a Represa de Itupararanga, parque estadual de Jurupará, Gruta de São Sebastião e o Passeio de Escuma. 

-------
8- Nova Campina


Altitude: 860 metros
Temperatura média: 19.0° (média mínima 13.1°, média maxima 25.1°)
Clima: Subtropical Úmido Cfa
População: 8.515 habitantes

Assim como Barra do Chapéu, é uma cidade jovem, também fundada em 1991, e que também se encontra na mesoregião de Itapetininga, no sul do estado, embora seja na microregião de Itapeva. Faz divisa com ItapevaRibeirão BrancoApiaí,Itararé e Bom Sucesso de Itararé. É um munícipio infelizmente pouco conhecido, mas os moradores já começaram a investir em turismo rural, com muitas panelas de ferro e fogões a lenha. As formações rochosas, como a pedra do chapéu, também são coisas as quais vale a pena se ver.


7- Itapecerica da Serra/Tapiraí


Itapecerica da Serra

Altitude: 900 metros
Temperatura média: 18.9° (média mínima 12.9°, média máxima 25.0°)
Clima: Tropical de altitude Cwa
População: 152.380 habitantes (maior da lista)

Itapecerica da Serra é uma ótima opção pra quem mora na capital e quer passar frio. Pertence a região metropolitana de São Paulo, fazendo divisa com São PauloEmbu-GuaçuSão Lourenço da SerraEmbu e Cotia. O clima, segundo moradores mais antigos, lembra o da capital São Paulo quando essa ainda não era a gigantesca cidade que é hoje, embora, por ser 50~60 mais alta, Itapecerica provavelmente é mais fria do que São Paulo jamais foi. Alguns sites, porém, afirmam que a cidade não é assim tão fria. 


Tapiraí




Altitude: 880 metros
Temperatura média: 18.9° (média das minimas 12.9°, média das maximas 24.9°)
Clima: Subtropical úmido Cfa
População: 8.015 habitantes


Tapiraí é uma pequena cidade encravada do lado continental da serra do mar, e também uma área de preservação ambiental. Situa-se na região macrometropolitana paulista, microregião de Piedade, e tem como municipios limitrofes PiedadePilar do SulJuquiáSete BarrasIbiúna e Miracatu. Diferente da cidade acima, muitos dizem que ela na verdade é bem mais FRIA do que é retratada pela unicamp. Por seu clima ameno e mata preservada, ultimamente vem se tornando alvo do turismo, o que é muito bom.


6- Ribeirão Branco

Altitude: 870 metros
Temperatura média: 18.6° (média das mínimas 12.7°, média das máximas 24.6°)
Clima: Tropical de Altitude Cwa
População: 18.272 habitantes

Ribeirão Branco é uma cidade também no extremo sul do estado de São Paulo, na mesoregião de Itapeninga e microregião de Capão Bonito. Possui um relevo acidentado e montanhoso, e seu clima possibilita o plantio de tomate e feijão. Aparentemente a cidade também não dá o devido atenção ao seu potencial turistico, mas nada posso dizer por ainda não a conheço.

5- Bom Sucesso do Itararé


Altitude: 965 metros
Temperatura média: 18.2° (média das mínimas 12.3°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de altitude Cwb
Popualação: 3.571 (menor da lista)

A pequena cidade de Bom Sucesso do Itararé é uma cidade que fica na divisa com Paraná, a mais meridional de toda a lista. Faz divisa com ItararéNova CampinaApiaíBarra do Chapéu, e Sengés-PR. Também é muito jovem, de 1991. Pertence a mesoregião de Itapeninga e microregião de Itapeva. Sua renda vem bastante de extração de minério. Deve fazer muito frio lá, realmente.

4- Santo Antônio do Pinhal


Altitude: 1085 metros
Temperatura média: 18.1° (média das mínimas 12.1°, média das maximas 24.1°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 6.516 habitantes

Santo Antônio do Pinhal pertence à mesoregião do Vale do Paraíba, microregião de Campos do Jordão. Chamada de "um campos 500 metros mais baixo", é uma cidade rodeada por montanhas muito altas. Faz divisas: Norte: Sapucaí-MirimCampos do Jordão e São Bento do Sapucaí ,Leste: PindamonhangabaSul: Tremembé e Sudoeste: Monteiro Lobato. Sua principal atração é o "Pico Agudo", décima quinta montanhas mais alta do país, a qual possibilita uma visão 360° de toda a região. É a terceira cidade mais alta do estado.

3- Pedra Bela



Altitude: 1120 metros
Temperatura média: 18.0° (média das mínimas 12.0°, média das maximas 24.0°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 5.849 habitantes

Pedra Bela é uma pequena cidade pertencente a mesoregião de Campinas e microregião de Amparo, fazendo divisa com Bragança PaulistaSocorro,PinhalzinhoVargemToledo (MG) e Extrema , sendo também proxima de Serra Negra e Pinhalzinho, que também estão na lista. É a segunda cidade mais alta do estado. Existem várias cachoeiras e belos riachos, e nela fica a maior tirolesa do Brasil, com 2 km de extensão! Pretendo conhecer essa cidade assim que puder.

2- Apiaí

Altitude: 1040 metros
Temperatura média: 17.5° (média das mínimas 11.7°, média das maximas 23.3°)
Clima: Subtropical Úmido de Altitude Cfb
População: 25.196 habitantes

Apiaí é uma cidade do sul do estado de São Paulo, proxima de Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé e Nova Campina. Seu clima frio, unido com o fato de ser temperado úmido, fazem dela a cidade do estado de São Paulo com maior probabilidade de nevar! Pertence a mesoregião de Itapetininga e microregião de Capão Bonito. Como atrações, temos o parque municipal morro do ouro e a reserva biológica municipal. Seu clima é comparável a de cidades bem frias do Paraná, como Curitiba.

1- Campos do Jordão




Altitude: 1620 metros
Temperatura média: 14.8° (mínima média 8.8°, média das máximas 21.3°)
Clima: Tropical de Altitude Cwb
População: 47.824 habitantes

Resultado em tanto óbvio, mas Campos do Jordão é de fato a mais fria do estado! Fica na mesoregião do Vale do Paraíba Paulista e na microregião dela própria. É chamada de "Suíça Brasileira". Seu clima ameno e de altitude, é ótimo pra saúde, e não é só a cidade mais fria do estado, quanto uma das mais frias do país! A menor temperatura lá registrada foi de -8.0, e já nevou lá, mesmo o clima sendo Cwb, o que é algo muito incomum. Enfim, uma cidade "must-see" que eu particularmente preciso conhecer no inverno.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novelas e lavagem cerebral

Como sabemos, a sociedade está passando por um periodo de grandes quebras nos "dogmas" sociais, cuja quebra é imposta principalmente por influencias vindas do setor televisivo. Eu não sou um fã de televisão, não assisto nunca, se possível, mas a alguns dias fui obrigado a acompanhar a programação da rede globo e fiquei impressionado com o conteúdo das novelas e afins. Traição virou algo banalizado, aparentando aos telespectadores que aquilo tudo é algo apenas ligeiramente reprovavel, como se fosse apenas um pequeno deslize desculpavel em um relacionamento, e como algo extremamente divertido, que todo mundo faz porque "ninguem é de ferro". Homossexualismo também virou algo banalizado. As novelas, segundo alguns, visam "mostrar a realidade", mas o que realmente acontece é que ela escreva a realidade que virá a ser seguida por uma horda de telespectadores cujo cérebro preguiçoso absorve todas essas informações por osmose! Subitamente todos os gays são espancados e sofrem agressões verbais em qualquer lugar para o quais eles se dirigem, e todos os homossexuais são seres louvaveis e puros que apenas não podem controlar o afeto que sentem pelo mesmo sexo. Subitamente é admiravel uma passeata onde homens inserem dedos e urinam em outros homens em ruas publicas, balançando bandeiras coloridas. Isso é o orgulho gay, e ser contra isso é ser homofobico. A Constituição de 1988 é homofobica, portanto, pois considera isso um atentado violento ao pudor como qualquer outra pessoa que tenha a cabeça no lugar. Enfim, como diz Olavo de Carvalho, o maior filosofo do nosso país, "homossexualismo é sacrossanto", ninguem pode criticar, em hipótese alguma, sendo que o proprio sexo heterossexual seria muito criticavel (e é) se fosse colocado em determinadas circustancias (circunstancias obvias nas quais não se pode criticar o homossexualismo, aparentemente...).
Outra coisa observável seria a feminilização dos personagens do sexo masculino desses programas. Subitamente todos os homens são seres inseguros e vaidosos, que choram e cuja unica função é fazer juras eternas de amor para mulheres com vasta experiencias sexual, as quais podem escolher entre vários homens diferentes. Não dá pra dizer que isso não seja a realidade da sociedade atualmente, porém acredito que as proprias novelas tenham influenciado muitas pessoas nesse sentido, ensinando que o certo para um homem é ser romantico, inseguro e sensivel, e não um homem de verdade. É como dizem, a vida imita a "arte", arte extremamente questionavel nesse caso, mas é o que acontece.
Enfim, não é a toa que a sociedade atual está essa bagunça. Grande parte das pessoas tem a TV como meio principal de informação e entretenimento, mas é um meio cujas informações são no minimo manipuladas. Há algo muito mais profundo por trás disso tudo, e tratarei disso no proximo texto.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O numero de euler


Numero de Euler. Numero esquisito e misterioso, representado pela letra "e" e de valor aproximado de 2,71, é considerado um dos 5 numeros mais importantes da matemática, junto com 0, 1, π (a razão de uma circunferencia por seu diametro, pronuncia-se "pi") e ∞ (infinito).

Para a galera em geral, esse é o mais desconhecido desses, mas ele tem algumas propriedades extremamente curiosas.

1- Ele é a solução para o limite x-> (1+1/x)^x (^ representa potencia). Ou seja, 1+1 dividido por infinito, elevado a infinito, dá o numero de Euler.

Daí você pergunta, como resolveram isso?
Se você pega o x e substitui por um numero qualquer (no caso, 2), o valor será:

(1+1/2)^2 = 2,25
Nada a ver, né? Mas não dá pra se dizer que 2 está exatamente "proximo" do infinito.

Vamos ver com o 5

(1+1/5)^5= 2,48832

Está maior. Vamos tentar com 20.

(1+1/20)^20 = 2,653 297 705 144 420 133 945 430...

Esse numero (que embora pareça, não tem infinitos digitos) está bem mais proximo de "e", né? Isso porque 20 está bem mais proximo do infinito do que 2, por exemplo.

(1+1/100)^100 = 2,704 813 829 421 526 093 267 194...

Como podem ver, esse valor é muito proximo de "e", que vale cerca de 2,71, aproximadamente. Podemos perceber que quanto maior o numero colocado no lugar o x, mais devagar o valor da função cresce, ou seja, apesar de pudermos nos aproximar de "e" o quanto quisermos, jamais chegaremos nele (porque ele é o valor da função quando x = infinito)

(1+1/1.000.000)^1.000.000 = 2,718 280 469 319 376 883 819 799

Com x trocado por um milhão, o valor da função se aproxima ainda mais do numero de euler. Parei por aqui porque a calculadora do windows não estava aguentando calcular potencias por numeros muito maiores que esses, mas enfim, deu pra perceber a logica: quanto maior o valor de x, mais proximo de e ele chega, e se x fosse igual a infinito, o valor seria e:

(1+1/∞)^∞ = e = 2,718 281 828 459 045 235 360 287...

e é também um numero irracional e transcendente, ou seja, os digitos deles não seguem uma logica e não podem ser expressos por uma razão entre dois numeros inteiros. Trancendente porque "e" jamais vai ser o resultado de uma equação polinomial ou coisa do tipo, mas isso não importa, na verdade.

Ele também é o resultado da seguinte soma infinita abaixo:

1/0! + 1/1! + 1/2! + 1/3! + 1/4! ... assim, seguindo indenidamente.

Lembrando que "!" é o simbolo de "fatorial". Para lhe refrescar a memória:

0! = 1
1! = 1
2! = 2x1 = 2
3! = 3x2x1 = 6
4! = 4x3x2x1 = 24
5! = 5x4x3x2x1 = 120

E por aí vai. Lembrando que cada fração vai ficando exponencialmente menor, pois o divisor vai ficando cada vez maior:

Demonstrando:

1+1+0,5+0,16666...+0,04166666... + 0,00833333... e por aí vai. Essa soma indo do 1/0! até o 1/5! deu "2,716666666666666666666666666665", ou seja, tá ficando cada vez mais proxima de e, mas nunca vai chegar a ele, pois os valores das frações a serem somadas vão ficando menores a cada fator. Eventualmente, com infinitos termos, o valor seria "e".

Esse coiso abaixo também tende ao numero de Euler, mas não consegui entender direito que porra é essa:








A função e^x também tem a interessante peculiaridade: sua derivada é ela própria. Ou seja, quando um economista, por exemplo, precisa tirar a derivada de alguma função financeira, ele pode colocar esta na força "e^x" para lhe poupar trabalho, usando logaritimos.

E bom, é isso aí.



domingo, 24 de abril de 2011

Vida extraterrestre

Bom, tem gente que não acredita em vida extraterrestre. Mas a maioria dessas pessoas não sabe da magnitude do universo, ou sequer pensou nisso, e diz que não existe vida extraterrestre simplesmente pra evitar o desconforto de perceber que não são criaturas criadas "a imagem e a semelhança de Deus", e sim meros seres etéreos nesse mundo material e totalmente imperfeitos, e muito menos importantes do que imaginam.

Primeiramente, considere que a algum tempo atrás, um cientista conseguiu fazer com que uma cadeia de aminoacidos começasse a se replicar sozinha, ou seja, um cientista criou algo parecido com vida artificial no laboratório a partir de processos quimicos. Então a vida talvez não seja algo realmente tão "magicow" quanto ficam dizendo por aí, é apenas um processo anormal que ocorre a partir de reações quimicas (note que eu não estou dizendo que Deus não existe, eu acredito na existencia de um ser superior, só que quero misturar ciencia com religião, ok?).

Então, dá pra dizeram: "ah, mas mesmo assim não existe vida extraterrestre porque é uma reação dificil de se acontecer e blablabla whiskas sache".

Vamos colocar as coisas em perspectiva.

Existem cerca de 3500~4000 grãos de feijão em um pacote de 2 kg. É um numero bastante grande, mas nada comparado ao numero de grãos de areia em um saco do mesmo tamanho desde com os grãos de feijão: 5.500.000.000, aproximadamente (le-se cinco bilhões e quinhentos milhões). Numero irrisório comparado ao numero aproximado de gotas d'agua no oceano: 274.000.000.000.000.000.000 (2,74 x 10^20) ou 274 quintilhões de gotas (esse calculo é aproximado, considerando uma gota como tendo 50 μl e o mar tendo 1.370 milhões de km³ de agua.

É algo dificil de se imaginar, não? Levaria milhões de anos para alguém contar gota por gota, mas enfim.

Considere o sistema solar. Ele tem cerca de 5 bilhões de km de diametro medindo até Netuno, aproximadamente, excluindo-se o que tem mais pra "frente", que também faz parte do sistema solar. Um ano luz mede 9 trilhões de km, e a Via Lactea (nossa galaxia), tem 100.000 anos luz (!), e cerca de 100~500 bilhões de estrelas. Considere que ao menos 1/10 delas (provavelmente a quantidade é maior) tem planetas ao redor delas. Uma parte dessas tem planetas em condições parecidas com as da Terra. Meio dificil não ter vida né? Mas ainda provavel.

Agora considere que o universo tem aproximadamente 100~500 bilhões de GALAXIAS. Daí isso já joga o numero de estrelas, e consequentemente o numero de planetas, na casa do sextilhões. É maior do que o numero de gotas naquele marzão que você passou as férias de 2002. Convencido?

Bom, isso não prova porra nenhuma, mas é inegável que a chance de ter parece ser bem, beeem maior do que a chance de não ter vida em outros planetas.

Mas isso não quer dizer que eu acredite nesses desses avistamentes de ovnis e o caralho a quatro, mas isso é assunto pra outro texto.

Encerro por aqui q

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RIKU KIRI vs GERRIT BADDENHORST vs MIKHAIL KOKLYAEV

De um lado, Riku Kiri, o unico homem que Kazmaier disse que "não subestimaria jamais", que venceu numa decisão apertada o até hoje recordista do total RAW no PL, Don Reinhoudlt.
No meio, Gerrit Baddenhorst, que derrotou Kazmaier numa disputa duvidosa: admito, terei de fazer uma revanche entre os dois, pois levantamentos subjetivos como clean and jerk e snatch e coisas feitas com suit pesaram contra o grande Kaz.
E no outro lado, Misha, o strongman favorito de muitos, que derrotou o badass Anatoly Pisarenko na primeira rodada.

Quem será o mais forte? Esse é com certeza o grupo mais dificil de todos!

Supino - 2 pontos

Kiri tinha uma facilidade enorme no supino: como disseram, ele supinou mais que Kazmaier, pesando menos que Kazmaier, com braços mais longos que Kazmaier e com execução melhor que a do Big Kaz: 302.5 kg. Fez 6 reps com 273 kg e fez 320 kg numa competição, só que invalidaram porque ele tocou o rack. Só Mendelson venceria ele nisso.
Gerrit Baddenhorst podia fazer 255 kg RAW: apesar de ser uma boa marca, não é muito comparado a Kiri.
Agora Misha tem um supino de apenas 220 kg: ele nem sequer treina esse levantamento: se ele treinasse poderia colocar ao menos uns 40 kg a mais, eu diria.

Kiri: 2
Gerrit: 1
Misha: 0

Agachamento - 3 pontos

Kiri tinha uma força explosiva nas pernas muito grande: dizem que fez pause squat com 380 kg, RAW. Impressionante. Agora hoje li que ele fez 400 kg, RAW, após um treino de pernas. O verdadeiro potencial dele nesse levantamento não sabemos, mas não é apenas isso, com certeza.
Gerrit tem uma marca de 440 kg no agachamento, feita usando uma "single ply suit". Foi com pernas abertas. O recorde com esse tipo de squat suit é de 471 kg, por Andrei Malachinev, o mesmo que tem o recorde RAW de 450 kg, então não ajuda muito. Uma grande façanha por Gerrit.
Misha agacha 370 kg+, olympic style, com pernas muito longas. Impressionante, mas não no nivel dos dois acima.

Gerrit: 2.5 (a diferença entre ele e Kiri é muito pouca)
Kiri: 2
Misha: 0

Terra - 4 pontos

Kiri tem marcas de 370x4 e 352x7 no terra, mas o maximo que fez em competição de pl foi 390 kg. Mas dá pra jogar ao menos uns 415~420 kg como max dele, considerando também que ele ia de igual pra igual com caras como Gerrit no WSM nos eventos de terra, sendo que este fazia com mais de 400 kg, em competição.
Gerrit fez 402.5 kg em competição e 410 kg em um evento de terra com straps com barra na altura normal de competição no WSM. Era excelente nisso.
Misha fez 415 kg em competição, totalmente RAW e sem straps, com pegada "dupla por cima"!!

Misha: 3
Gerrit: 1.5
Kiri: 1.5

Overhead Press - 3 pontos

Kiri odiava levantar coisas pra cima da cabeça. Fazia overhead press na academia com 140 kg pra algumas reps, e sofria com toras de 150 kg: não é seu ponto forte, apesar do supino fenomenal.
Gerrit levantou uma PEDRA de 150 kg acima da cabeça, logo com certeza levantava troncos mais pesados. Competiu em lev.olimpico também, com 175 kg no jerk
Misha é o melhor dos tres nisso. Faz 140x3x3 no desenvolvimento sentado, fácil, e push presses com 220 kg. Até hoje jerka 245 kg em treinamento... E fez log de praticamente 200 kg e Axles de 212.5.

Misha: 3
Gerrit: 1.5
Kiri: 0

Considerações

Gerrit e Kiri eram superiores a Misha no terra parcial: 0.5 ponto pra cada.
Kiri nos eventos de STRONGMAN em si, tipo rodar pneus e farmers, era quase invencivel. Grip fenomenal, e jamais foi derrotado no 1x1: 1.5 ponto
Gerrit tem o maior pl total dos tres. 0.5 ponto, porque ele usou suitzinha e porque os lev.basicos já foram discutidos aqui
Misha tem mais Snatch e Clean and Jerk que os outros: 1.5 ponto

GERRIT: 7.5
KIRI: 7.5
MISHA: 7.5


RIKU KIRI GANHOU NO DESEMPATE - 3 VOTOS, CONTRA 1 PRA MISHA E 0 PARA GERRIT
SERGE REDING vs LEONID TARANENKO vs ANTONIO KRASTEV

De um lado, o "levantador olimpico mais azarado da história", o "O.D Wilson" do levantamento olimpico, Serge Reding, que venceu Jon Pall Sigmarsson, a lenda, na primeira rodada no desempate!
De outro lado, Leonid Taranenko, que derrotou Alexey Voevoda, o melhor armwrestler da história, na primeira rodada.
E por ultimo, Antonio Krastev, o bigodudo que derrotou o fortíssimo Tom Magee na primeira fase.

Veremos quem é o melhor dos tres.

Supino - 2

Serge Reding tinha marcas de powerlifter nos tres levantamentos basicos, embora não os treinase muito. Tem uma marca de 240 kg no supino, nada mau para um levantador olimpico. Ser capaz de desenvolver mais de 220 kg deve ajudar nisso, entretanto.
Leonid Taranenko nem sequer supinava: mas podia desenvolver 230 kg olympic style, então acho que seja seguro dizer que ele supinava mais ou menos nessa faixa, pois acho meio impossível alguém desenvolver mais peso do que com o que faz supino, devido a desvantagens biomecanicas.
Antonio Krastev podia supinar 210 kg: não tão impressionante quanto Reding, mas ainda acima da média para um levantador olimpico.

Serge: 2
Leonid: 1
Antonio: 0

Agachamento - 3

Serge Reding tem a reputação de ter sido o levantador olimpico mais forte da história: segundo dizem, ele podia agachar com 400 kg, bunda no chão. Alguns dizem que ele fazia 400x5 assim. E isso foi dito pelo próprio coach dele, então...
Leonid Taranenko conseguia fazer agachamentos bunda no chão com 380 kg, com pausa de 2 segundos embaixo. Força explosiva impressionante, comparada a de Riku Kiri.
Antonio Krastev podia fazer 380 kg, bunda no chão. Um ótimo agachador, mas ainda um pouco abaixo dos dois...

Serge: 3
Leonid: 1.5
Antonio: 0

Levantamento Terra - 4

Serge Reding podia fazer levantamento terra com 351 kg (771 lbs), coisa que muitos dos mamutes da westside cheio de gears não conseguem fazer, apesar de conseguirem "agachar" com meia tonelada.
Leonid Taranenko sem sequer fazia terras, até onde sei.
Antonio Krastev podia 345 kg, marca quase tão boa quanto a de Reding, e ótima para um levantador Olimpico.

Serge: 4
Antonio: 2
Leonid: 0

Overhead Press - 3

Serge Reding é conhecido pelo seu clean and press de 228 kg: muito mais estrito do que qualquer um posterior a ele, talvez o unico que se compare seja o de Patera, que também levantou mais ou menos nessa faixa. Ele também podia fazer 180 kg x 2, atrás do pescoço. Já li em alguns lugares que ele fez 236 em competição, mas não sei.
Leonid Taranenko disse que fez 230 kg, olympic style, em treinamento. Não sei o quanto foi estrito, entretando, mas de qualquer maneira foi uma façanha assustadora de força.
Antonio Krastev não fazia presses, e se os fazia, não eram tão altos quanto o dos dois acima.

Serge: 2.25
Leonid: 2.25
Antonio: 0

Clean and Jerk - 2 pontos- porque todos eles são levantadores olimpicos

Serge Reding tinha um clean and jerk "ridiculo", 235 kg - praticamente igual ao seu press
Leonid Taranenko é o recordista de todos os tempos: 266 kg, e diz ter feito 270+ em treinos.
Krastev diz ter feito 267.5 em treino, e fez 260 em competição.

Leonid: 2
Antonio: 1
Serge: 0

Snatch - 1 ponto

Serge Reding tinha um snatch de 182 kg.
Taranenko podia fazer snatch com 210 kg.
Krastev tem o recorde mundial de todos os tempos, 216 kg, e fez 222.5 em treinos.

Antonio: 1
Leonid: 0.5
Serge: 0

Considerações

Reding era considerado o "levantador olimpico mais forte de todos", em termos de força pura, por absolutamente todos do meio. 1 ponto.
Taranenko fez 230 kg no press sem nem mesmo treina-lo direito. 2 pontos.

FINAL

REDING: 12.25
LEONID: 9.25
ANTONIO: 4







MARK HENRY vs GLENN ROSS vs KONSTANTIN KONSTANTINOVS

De um lado, Mark Henry, o atualmente pro-wrestler que derrotou o "rei do supino" Scott Mendelson na primeira rodada.
De outro, Glenn Ross, que derrotou o quatro vezes campeão do WSM Magnus Ver Magnusson na primeira rodada.
E por ultimo, KK, que venceu o grande Magnus Samuelsson na rodada passada.

Quem seria o mais forte? Veremos, a seguir.

SUPINO - 2

Mark Henry diz que seu supino é seu ponto fraco. Seu recorde fica ao redor de 266 kg, o que não é fraco pra nenhum padrão, embora qualquer um pudesse esperar mais de um monstro de 185 kg.
Glenn Ross aparentemente consegue supinar cerca de 280 kg RAW. Sua marca de 295 eu já não sei se foi usando algum tipo de aparato, entretanto.
KK tem braços muito longos, mas faz supino com pegada bem fechada, e consegue cerca de 265 kg. Força impressionante nos triceps.

Ross: 2 pts
Henry: 0.5 pt
KK: 0.5 pt

AGACHAMENTO - 3

Mark Henry até pouco tempo atrás tinha o recorde mundial de maior agachamento RAW, powerlifting style, 430 kg! (Andrei Malachiniev, algo assim, agora detem o recorde com 450 kg. Apesar de haverem relatos de levantadores olimpicos fazendo 450 kg olympic style, acho beeeem improvavel, e não há provas, de qualquer maneira).
Glenn Ross tem um agachamento raw de 400+ kg, com profundida ótima, powerlifting style. Sempre vencia em eventos de agachamentos nos torneios de strongman.
Konstantin, apesar das pernas aparententemente finas, pode fazer 370 kg, powerlifting style. Agora, hoje em dia faz apenas agachamentos estilo olimpico, porque estressa menos o joelho e, pra ele, trabalha a parte inferior do corpo muito melhor. E ele os faz 3x por semana. Respeito a ele \m/

Henry: 3 pontos
Ross: 1.5 ponto
KK: 0 ponto

Terra - 4

Mark Henry já teve o recorde mundial RAW no terra, cerca de 425 kg, mas uma certa pessoa que está competindo com ele nesse momento bateu esse recorde.
Glenn Ross chegou a fazer 400 kg raw. Com aquela barriga toda é muito dificil ter um deadlift alto, por causa da "alavanca comprometida", mas mesmo assim ele tem essa marca altíssima, força enorme.
Konstantin Konstantinovs, entretanto, vence aqui. Com apenas 126 kg fez cerca de 426 kg RAW e 430 kg com suit, e 370 kg em cima de uma caixa. Hoje em dia provavelmente pode muito mais. É com certeza um dos melhores deadlifters do mundo!

KK: 4 pontos
Henry: 2 pontos
Ross: 0 ponto

Overhead Press- 3

Mark Henry tem a reputação de fazer mais de 180 kg atrás do pescoço no desenvolvimento sentado, e já fez clean and jerks de 225 kg. Também fez reps com o apollon axle de 166 kg como se não fosse nada, enquanto todos os outros mal conseguiam uma rep.
Glenn Ross tem a reputação de desenvolver 195 kg em pé. Ele era uma espécie de Zydrunas Savickas, JAMAIS fazia push press ou jerk nos eventos overhead de strongman, simplesmente desenvolvia a parada, e fazia 19 reps com uma tora de 115 kg. E fez 2 repetições totalmente estritas no apollon axle de 166 kg, mais estritas do que as de Zydrunas, embora o Big Z tenha feito com muito mais facilidade.
KK peca aqui. Usa overheads apenas como completamentar do supino, então...

Henry: 2.25 pt
Ross: 2.25 pt
KK: 0 pt

Considerações

Em questão de grip, Konstantinov vence. Segurou 370 kg no ar por uns 15 segundos sem fazer careta e depois colocou gentilmente no chão. Henry em segundo lugar, porque fazia cleans reais com o apollon axle que é da largura de uma lata de coca. 2 e 1 ponto, respectivamente.
Henry tem o melhor clean and jerk e snatch dos tres. 1 ponto.
KK faz 55 barras fixas. 1 ponto.

FINAL

HENRY: 9.75
KK: 7.5
ROSS: 5.75