domingo, 24 de abril de 2011

Vida extraterrestre

Bom, tem gente que não acredita em vida extraterrestre. Mas a maioria dessas pessoas não sabe da magnitude do universo, ou sequer pensou nisso, e diz que não existe vida extraterrestre simplesmente pra evitar o desconforto de perceber que não são criaturas criadas "a imagem e a semelhança de Deus", e sim meros seres etéreos nesse mundo material e totalmente imperfeitos, e muito menos importantes do que imaginam.

Primeiramente, considere que a algum tempo atrás, um cientista conseguiu fazer com que uma cadeia de aminoacidos começasse a se replicar sozinha, ou seja, um cientista criou algo parecido com vida artificial no laboratório a partir de processos quimicos. Então a vida talvez não seja algo realmente tão "magicow" quanto ficam dizendo por aí, é apenas um processo anormal que ocorre a partir de reações quimicas (note que eu não estou dizendo que Deus não existe, eu acredito na existencia de um ser superior, só que quero misturar ciencia com religião, ok?).

Então, dá pra dizeram: "ah, mas mesmo assim não existe vida extraterrestre porque é uma reação dificil de se acontecer e blablabla whiskas sache".

Vamos colocar as coisas em perspectiva.

Existem cerca de 3500~4000 grãos de feijão em um pacote de 2 kg. É um numero bastante grande, mas nada comparado ao numero de grãos de areia em um saco do mesmo tamanho desde com os grãos de feijão: 5.500.000.000, aproximadamente (le-se cinco bilhões e quinhentos milhões). Numero irrisório comparado ao numero aproximado de gotas d'agua no oceano: 274.000.000.000.000.000.000 (2,74 x 10^20) ou 274 quintilhões de gotas (esse calculo é aproximado, considerando uma gota como tendo 50 μl e o mar tendo 1.370 milhões de km³ de agua.

É algo dificil de se imaginar, não? Levaria milhões de anos para alguém contar gota por gota, mas enfim.

Considere o sistema solar. Ele tem cerca de 5 bilhões de km de diametro medindo até Netuno, aproximadamente, excluindo-se o que tem mais pra "frente", que também faz parte do sistema solar. Um ano luz mede 9 trilhões de km, e a Via Lactea (nossa galaxia), tem 100.000 anos luz (!), e cerca de 100~500 bilhões de estrelas. Considere que ao menos 1/10 delas (provavelmente a quantidade é maior) tem planetas ao redor delas. Uma parte dessas tem planetas em condições parecidas com as da Terra. Meio dificil não ter vida né? Mas ainda provavel.

Agora considere que o universo tem aproximadamente 100~500 bilhões de GALAXIAS. Daí isso já joga o numero de estrelas, e consequentemente o numero de planetas, na casa do sextilhões. É maior do que o numero de gotas naquele marzão que você passou as férias de 2002. Convencido?

Bom, isso não prova porra nenhuma, mas é inegável que a chance de ter parece ser bem, beeem maior do que a chance de não ter vida em outros planetas.

Mas isso não quer dizer que eu acredite nesses desses avistamentes de ovnis e o caralho a quatro, mas isso é assunto pra outro texto.

Encerro por aqui q

Um comentário: